Em Madri, Ajax goleia Real e elimina tricampeão da Liga dos Campeões
Time holandês surpreendeu o poderoso clube madrilenho ao vencer por 4 a 1. David Neres fez um dos gols do Ajax e Vinícius Júnior saiu lesionado
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
Atual tricampeão e maior detentor de títulos da Liga dos Campeões, o Real Madrid foi eliminado precocemente da principal competição europeia de clubes nesta terça-feira (5) com a derrota por 3 a 0 para o Ajax-HOL, em pleno estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola. Ziyech, o brasileiro David Neres, o sérvio Tadic e Schöne marcaram os gols da equipe holandesa. Arsensio fez para o Real.
O Real havia vencido o primeiro jogo das oitavas por 2 a 1, em Amsterdã. No entanto, o tradicional Ajax, tetracampeão da Champions (1971, 1972, 1973 e 1995), se aproveitou da má fase do time madrilenho para obter uma vitória histórica e garantir a classificação às quartas do torneio. Os confrontos da próxima fase da Liga dos Campeões serão definidos por sorteio.
Crise agravada
A queda na Champions para uma equipe considerada bem mais modesta se analisados os valores econômicos de seus jogadores agrava a crise no Real Madrid, que vem de duas derrotas para o rival Barcelona — na Copa do Rei e no nacional — e ocupa apenas a terceira posição no Campeonato Espanhol, praticamente alijado da disputa do título.
Leia mais:Barcelona vence Real fora de casa e abre 12 pontos do rival no Espanhol
Bastante criticado, o técnico argentino Santiago Solari corre o risco de perder o cargo. Segundo a imprensa europeia, a diretoria do time merengue já estaria se movimentando para contratar um substituto para o treinador espanhol. O alemão Joachim Löw, que atualmente comanda a seleção de seu país, seria a primeira opção. O argentino Mauricio Pochetino seria outra alternativa.
Sem o craque Cristiano Ronaldo, que agora defende as cores da Juventus, o Real não tem mais a mesma força das temporadas anteriores. Aalgumas estrelas do time também não brilham mais como antes, caso do lateral-esquerdo Marcelo, que ficou no banco de reservas no jogo contra o Ajax.
O jogo
A equipe madrilenha começou a partida tentando sufocar o adversário e assustou a torcida holandesa logo aos 3 minutos. Lucas Vázquez fez boa jogada pela direita e cruzou para o zagueiro francês Varane, que cabeceou na trave do goleiro camaronês André Onana.
Três minutos mais tarde, o Ajax surpreendeu ao abrir o placar no Santiago Bernabéu. O meio-campista Toni Kroos perdeu a bola na intermediária e gerou um contra-ataque que terminou na bela finalização do atacante holandês de origem marroquina Hakim Ziyech: 1 a 0.
Para desespero da torcida merengue, o Ajax aumentou a vantagem ainda na primeira etapa com um gol do atacante David Neres, ex-São Paulo.
Aos 17 minutos, o meia sérvio Tadic fez uma grande jogada e passou para Neres, que saiu nas costas da zaga espanhola e venceu o goleiro belga Courtois.
O Real tentou mostrar a sua força e pressionou o time holandês. O francês Karim Benzema e o brasileiro Vinícius Júnior deram trabalho para a defesa do Ajax.
Vinícius Júnior fora
No entanto, aos 31 minutos, mais um drama para o técnico Solari. O ex-flamenguista Vinícius Júnior caiu no gramado demonstrando sentir muitas dores no tornozelo direito e teve que ser substituído.
Antes do fim da primeira etapa, o galês Gareth Bale ainda acertaria a trave do goleiro Onana em outro bom ataque do time madrilenho.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Real Madrid levou outro grande susto. O lateral Nacho saiu jogando errado, a bola sobrou para Neres, que deu um belo passe para Tadic, que rolou para Van de Beek. O meia chutou cruzado, mas o goleiro Courtois fez uma grande defesa e salvou o Real de sofrer o terceiro gol.
Aos 13, Benzema fez uma linda jogada pela esquerda, deixou um zagueiro do Ajax no chão e chutou cruzado, quase sem ângulo. A bola passou muito perto da trave esquerda de Onana.
Três minutos depois, Tadic fez um golaço com um chute de perna esquerda que acertou o ângulo direito de Cortois. A arbitragem consultou o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês), pois houve dúvida quanto à possibilidade de a bola ter saído pela linha lateral na origem do lance.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
Porém, depois de muita demora na análise das imagens por parte dos auxiliares — foram mais de 4 minutos de paralisação —, o gol foi validado.
Após o reinicio da partida, Bale perdeu um gol incrível e, desta forma, a chance de diminuir a desvantagem no placar. O galês recebeu pela direita bateu no canto esquerdo baixo de Onana, que tirou a bola com o pé.
Pouco depois, aos 26 minutos, o meia Asensio chutou cruzado e venceu o goleiro do Ajax: 3 a 1.
Virou goleada
Mas, a noite era mesmo do time holandês. Um minuto depois, o volante Schöne acertou uma linda cobrança de falta pela esquerda e encobriu Courtois para fazer o quarto gol do Ajax, que praticamente acabou com as chances de recuperação do Real.
Leia também
Depois do gol, torcedores e jogadores do Real Madrid não conseguiram esconder o abatimento pelo resultado. A fase dos espanhóis era tão ruim que o time perdeu um gol hol incrível, aos 38 minutos.
O zagueiro do Ajax saiu jogando errado e perdeu a bola para Benzema, que tocou para Modric. O croata ficou sozinho com o goleiro Onana, mas retribuiu o passe para Benzema, que foi travado pela defesa. No rebote, o ataque do Real ainda parou nos pés de Onana.
Com a classificação garantida, o Ajax ainda se deu ao luxo de perder o quinto gol na finalização grotesca de Ziyech na pequena área e com Courtois já vencido.
Mas, a chance perdida não fez falta para o Ajax. No final, os holandeses comemoraram uma vitória que entrará para a história do clube e da Liga dos Campeões.
Resumo da rodada na Europa: Juventus e Barça vencem clássicos e lideram