Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Em clima de clássico, Campinas relembra torcedores-símbolos de Ponte Preta e Guarani

Conceição, da Macaca, e Bozó, do Bugre, foram homenageados às vésperas do dérbi 209

Futebol|Do R7

Conceição, da Macaca, e Bozó, do Bugre, foram homenageados às vésperas do dérbi 209 Divulgação/Prefeitura de Campinas

Campinas respira futebol. Às vésperas do dérbi 209 entre Ponte Preta e Guarani, pelo Paulistão, a prefeitura prestou uma homenagem a dois torcedores que marcaram a história dos clubes da cidade: Maria Conceição Rodrigues, a Conceição, pelo lado da Macaca, e José Carlos Roque de Oliveira, o Bozó, símbolo da torcida bugrina.

Conceição foi presença constante nos jogos da Ponte Preta por mais de 50 anos. Dentro e fora do Moisés Lucarelli, acompanhava a equipe, chamava os jogadores de “meus meninos” e até limpava o vestiário antes das partidas.

Seu amor pela Macaca era tão intenso que, diante de um ultimato do marido, garantiu que jamais se separaria do clube. Ela faleceu em 2018, aos 81 anos, deixando saudades na torcida e no time alvinegros, que prestaram homenagens à torcedora.

Nesta semana do dérbi número 209 entre Guarani e Ponte Preta, o #tbt homenageia a memória de dois torcedores símbolos do...

Publicado por Prefeitura Municipal de Campinas em Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Já Bozó era um apaixonado pelo Guarani e fazia questão de demonstrar isso a todo momento. Vestia a camisa do Bugre pelas ruas de Campinas, independente de ser dia de jogo ou não. Filho do sambista Juquinha, ele se tornou uma figura icônica para a torcida bugrina.


O torcedor faleceu em 2017, vítima de problemas cardíacos, e foi lembrado com carinho por amigos e pelo próprio clube.

A lembrança de Conceição e Bozó reforça o quanto o dérbi transcende o futebol, como parte da identidade da cidade e dos torcedores. E o clima de emoção e rivalidade está ainda mais forte para o confronto deste domingo (9), às 16h, no Moisés Lucarelli, pela oitava rodada do estadual.


Clássico que vale muito no Paulistão

Além da tradição e da rivalidade histórica, o dérbi 209 será decisivo para as pretensões das equipes no Campeonato Paulista. A Ponte Preta, embalada por duas vitórias consecutivas, chega ao duelo com 12 pontos e na briga pela classificação no Grupo D, ao lado de Palmeiras e São Bernardo. A vitória por 2 a 1 sobre o Noroeste garantiu a pontuação mínima para afastar qualquer risco de rebaixamento e aumentou a confiança da equipe reformulada para a temporada.

Do outro lado, o Guarani se reergueu após duas derrotas seguidas e ganhou moral com uma goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa no Brinco de Ouro. O resultado levou o Bugre à liderança do Grupo B, com 10 pontos, superando o Santos na tabela. A vitória também deu tranquilidade ao técnico Maurício Souza para preparar o time para o clássico.


O confronto deste domingo terá torcida única, com presença apenas de pontepretanos, seguindo recomendação do Ministério Público. No histórico dos dérbis, o Guarani tem vantagem, com 71 vitórias contra 67 da Ponte Preta, além de 69 empates. No último encontro, em 2024, o Bugre saiu vencedor, também no Majestoso.

O jogo entre Ponte Preta e Guarani você acompanha ao vivo no R7. Basta clicar aqui e assistir.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.