'Ele é um articulador', diz Tite sobre Dani Alves ter mudado de posição
Convocado para a seleção brasileira para atuar como lateral-direita, atleta de 36 anos atualmente está jogando como meia com a camisa do São Paulo
Futebol|Do R7
Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite anunciou os 24 convocados que defenderão a seleção brasileira nos dois primeiros jogos das Eliminatórias, ainda no final de março. Entre as novidades, destaque para o trio de jogadores do Flamengo: Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Outro fato que chamou atenção foi a manutenção de Daniel Alves, lateral-direito veterano e que, desde que se transferiu para o São Paulo, vem jogando como meia.
Leia também
Para o técnico Tite, isso não é um problema, visto a experiência do atleta, perto de completar 37 anos. "Ele é um articulador dentro do São Paulo, no último jogo até alinhado com o Tchê Tchê, numa função mais atrasada, fazendo essa coordenação, articulação. Na seleção, ele joga assim, mas na lateral. Ele tem esse DNA há muito tempo já trabalhado. Acredito que ele não tenha uma dificuldade muito grande em se adaptar a uma e a outra", opinou, durante entrevista coletiva.
Além do treinador, Juninho Paulista, atual coordenador de futebol da CBF, foi no mesmo discurso e, logo no início do evento, deixou bem claro que as convocações não são exatamente pensando na Copa do Mundo, quase três anos distante, mas sim no momento: "A Copa do Mundo começa hoje para o Brasil. Até por isso, a seleção terá força máxima nas Eliminatórias", destacou, evidenciando que a entidade não pretende deixar de convocar jogadores que estejam envolvidos em disputas, algo muito comum no Brasil, onde o calendário não costuma parar para os jogos de seleções.
Por falar em Brasil, sete atletas que atuam no país foram chamados para a seleção, três deles do Flamengo, atual campeão da Libertadores e do Brasileirão. E muita gente queria mais, como por exemplo Gerson, que vem se destacando no Rubro-Negro desde o ano passado, mas não recebeu uma oportunidade.
"É essencialmente técnica a escolha dos atletas, ela tem esse cunho, ela é fundamental, são jogadores que estamos acompanhando e tem nível técnico elevado. Às vezes é um pequeno detalhe, momento físico, clínico, às vezes é início de temporada. Tem uma série de aspectos. Às vezes é o modelo de jogo que interfere. É escolha! Mas o primeiro pilar é técnico e esse nível dos atletas por vezes ficam muito próximos", concluiu Tite.
Tite convoca 24 para começar caminhada por vaga no Qatar