Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

É tri! CBF reconhece título brasileiro de 1937 do Atlético-MG

Galo conquistou o Torneio dos Campeões na década de 1930; entidade defende decisão: 'Extremamente relevante à época'

Futebol|Do R7


Fachada da Arena MRV, novo estádio do Atlético
Fachada da Arena MRV, novo estádio do Atlético

Pode gritar, torcedor: o Atlético-MG é tricampeão do Brasileirão! A CBF reconheceu, nesta sexta-feira (25), o Galo como campeão do título nacional de 1937 (Torneio dos Campeões).

A homologação foi realizada oficialmente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Assim, além de outros integrantes, Rubens Menin, membro dos 4Rs e um dos acionistas da SAF do clube mineiro, representou o Atlético na oficialização. As outras conquistas do Brasileirão do Galo foram em 1971 e 2021.

Para garantir o tricampeonato do Atlético, a Confederação Brasileira de Futebol considerou que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e às divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.

Publicidade

A campanha do título do Galo em 1937

Na fase preliminar havia três equipes: Aliança, Liga da Marinha e Rio Branco. Assim, quem fizesse mais pontos avançaria para a fase final. O time capixaba seguiu e se juntou aos outros campeões estaduais — Atlético, Fluminense e Portuguesa. Nessa fase, o time que tivesse a maior pontuação levaria a taça, em um formato básico de enfrentamento: turno e returno.

Uma acachapante derrota na estreia, perdendo por 6 a 0 para o Fluminense, não dava indícios de um título. Além disso, na segunda partida, um empate com o Rio Branco, do Espírito Santo, preocupou.

Mas, a partir da terceira rodada, o Alvinegro engrenou e venceu as quatro pelejas seguintes e descontou o revés contra o Fluminense fazendo 4 a 1. Antes tinha feito 5 a 0 na Portuguesa e, posteriormente ao Tricolor Carioca, 5 a 1 no Rio Branco, deslanchando e distribuindo goleadas no estádio Antônio Carlos. 

A campanha vitoriosa terminou com triunfo por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no estádio Canindé, em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1937.

Retrospecto

13/1/1937 – Fluminense 6 x 0 Atlético

17/1/1937 – Rio Branco 1 x 1 Atlético

24/1/1937 – Atlético 5 x 0 Portuguesa

31/1/1937 – Atlético 4 x 1 Fluminense

3/2/1937 – Atlético 5 x 1 Rio Branco

14/2/1937 – Portuguesa 2 x 3 Atlético

Time do primeiro Campeão Brasileiro

O time-base da conquista contava com: Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair. O técnico era Floriano Peixoto.

O artilheiro do Atlético e da competição foi Paulista, com oito gols.

Hulk compra jatinho personalizado avaliado em R$ 40 milhões; confira fotos da aeronave

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.