Futebol Dodeca ou duodeca? Qual o termo correto para comemorar o 12º título do Palmeiras?

Dodeca ou duodeca? Qual o termo correto para comemorar o 12º título do Palmeiras?

Verdão garantiu mais um título do Brasileirão; gramáticos explicam que tanto dodeca como duodeca podem ser usados pelo torcedor

  • Futebol | Do R7

Palmeiras agora é dodecacampeão (ou duodecacampeão) brasileiro

Palmeiras agora é dodecacampeão (ou duodecacampeão) brasileiro

Cris Mattos/Reuters - 06.12.2023

Comemora, torcedor! O Palmeiras conquistou, na noite desta quarta-feira (6), o 12º título de Campeonato Brasileiro em sua história. Com mais essa taça, o Alviverde se isolou como o maior campeão nacional.

Em meio às comemorações, o torcedor alviverde pode se deparar com uma dúvida. Afinal, qual a pronúncia correta para comemorar 12 vezes um mesmo título? Professores de língua portuguesa e revisores explicaram ao R7 que os termos dodeca e duodeca podem ser utilizados.

Confira exemplos de como celebrar o título do Verdão usando os termos corretos

O Palmeiras conquistou o duodécimo título do Brasileirão.

O Verdão é dodecacampeão do Campeonato Brasileiro.

O time de Abel Ferreira é duodecacampeão brasileiro.

A diferença das duas palavras está na origem. Dodeca vem do grego, enquanto duodeca tem raízes do latim. No entanto, existem mais ocorrências da palavra dodeca do que de duodeca no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

O Nossa Gramática Completa, livro gramatical do professor Luiz Antonio Sacconi, vai em direção contrária e ressalta que duodécimo é o termo mais adequado para se referir ao 12º título de algum clube.

“Os dois estão adequados: dodecacampeão ou duodecacampeão. Dodeca é um termo de origem latina, já duodeca tem sua origem na língua grega, então depende da escolha", explica Flavia Orci, professora de gramática do Poliedro Curso de Campinas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

A coordenadora de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Margarete Xavier, também concorda que os dois termos estão corretos, mas ressalta que dodecacampeão é mais "popular" para ser usado.

"Dodecacampeão pode ser utilizado para se referir ao time que foi campeão 12 vezes. Curioso é que, como existe duodécimo, o 12° colocado, caberia o estranho ‘duodecampeão’, o mesmo que dodecacampeão, já que existe duodecaedro [poliedro de 12 lados]", explica.

Independentemente da escolha, é tempo de festa para os palmeirenses. Após altos e baixos durante o principal campeonato nacional, em que o clube chegou a estar 13 pontos atrás do líder Botafogo, o Alviverde teve uma excelente campanha de recuperação na competição na reta final e comemora, nesta quarta (6), o bicampeonato em sequência.

Entenda porque Brasileirão 2023 foi título mais difícil de Abel Ferreira no Palmeiras:

Últimas