Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Displicente, Alexandre Pato perde pênalti e Grêmio elimina o Corinthians na Copa do Brasil

Após 0 a 0 tenso, Dida brilha na decisão por pênaltis e Tricolor avança em Porto Alegre (RS)

Futebol|Do R7

Atacante disse que havia treinado cavadinhas antes do duelo
Atacante disse que havia treinado cavadinhas antes do duelo

Em jogo emocionante, o Grêmio venceu o Corinthians na decisão por pênaltis e se classificou às semifinais da Copa do Brasil, após empate em 0 a 0 no tempo normal, na noite desta quarta-feira (23), em Porto Alegre (RS).

O atacante Alexandre Pato errou a última cobrança ao tentar uma cavadinha. Com três defesas, o ex-corintiano Dida foi o herói da classifição gaúcha.

Como era de se esperar, o jogo foi tenso e com poucas ocasiões de gol. Na primeira etapa, o time da casa foi mais incisivo e criou boas chances com o chileno Vargas. Na primeira, aos 11 minutos, o atacante aproveitou sobra e soltou uma bomba de fora da área, mas a bola explodiu em Paulo André. Aos 18, Vargas perdeu a melhor chance da primeira etapa, ao chutar para cima um rebote do goleiro Walter, que subsitituiu o lesionado Cássio.

Com três volantes, o Corinthians jogou apenas os contra-ataques e reclamou de um impedimento mal marcado de Alexandre Pato, que saíria cara a cara com Dida.


Na segunda etapa, o Grêmio voltou melhor e assustou aos 10 minutos em linda cabeçada de Kléber. O goleiro Walter se esticou todo e mandou para escanteio.

Preocupado com a pressão sofrida por sua equipe, o técnico Tite foi ousado e promoveu as entradas de dois jogadores experientes e decisivos: Danilo e Emerson Sheik.


O jogo ficou tenso e os dois times se preocuparam mais em defender do que atacar. Aos 37 minutos, porém, o Grêmio teve uma excelente oportunidade de matar o jogo, novamente com Vargas. O chileno recebeu sozinho, invadiu a área e bateu forte, mas a bola saiu mascada e acertou a trave de Walter.

Já perto dos acréscimos, o clima pegou fogo: Emerson puxou contra-ataque e sofreu falta dura. Na sequência, o atacante do Timão discutiu com Vargas e o o árbitro Paulo Godoy Bezerra mandou os dois para o chuveiro. Perdido, o juíz ainda puniu Edenílson com um amarelo, em um lance em que o volante nem participou.


Aos 44, o Grêmio quase chegou ao gol heróico da classificação com Elano, que acertou o ângulo em cobrança de falta, mas Walter foi buscar e garantiu o empate que levou a decisão para os pênaltis.

Neste momento, a sorte estava na mão de dois pegadores de pênalti: o desconhecido Walter e o consagrado Dida. Logo na primeira cobrança, o ex-palmeirense Barcos bateu à meia altura e Walter espalmou com tranquilidade. Dida, então, entrou em ação e defendeu cobrança no canto de Danilo para igualar o duelo.

A decisão era dramática e Alex Telles também errou sua cobrança: a bola bateu na trave, nos pés de Walter e não entrou. O Timão passou na frente em boa cobrança de Romarinho.

Pará marcou o seu e Dida voltou a igualar o duelo ao defender má cobrança de Edenílson. Na quarta cobrança, Elano encheu o pé e passou a pressão para o lado paulista. O capitão Alessandro mostrou muita frieza e deslocou o ex-ídolo corintiano.

O atacante Kleber marcou o quinto e passou a responsabilidade para o ex-colorado Alexandre Pato. O camisa 7 tentou uma cavadinha e errou de forma bizarra, nas mãos de Dida, que garantiu a classificação tricolor por 3 x 2.

Nas semifinais, a equipe gaúcha irá enfrentar o Atlético-PR, que empatou com o Inter por 0 a 0. Pelo Brasileirão, o clube paulista volta a campo no domingo (27), contra o rival Santos, em Araraquara (SP). No mesmo dia, o Grêmio encara o Coritiba, no Couto Pereira.

Leia o relato completo da partida

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.