Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

De Rodrygo a Gerson: brasileiros que saíram do radar e podem não jogar a Copa do Mundo

Com o ciclo para 2026 se encerrando, Ancelotti começa a definir quem serão os 25 nomes convocados para o Mundial

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

Gerson e Rodrygo eram convocados com frequência para seleção brasileira Reprodução/@zenit_spb/@realmadrid

A seleção brasileira já está classificada para a Copa do Mundo de 2026, mas ainda tem vagas em aberto para definir quem serão os 25 jogadores convocados para o torneio. Após a última janela de transferências, que se encerrou na última segunda-feira (1º), muitos atletas se afastaram da oportunidade de estar no Mundial e podem ficar de fora do radar de Carlo Ancelotti neste fim de ciclo.

Seja pela dificuldade de adaptação em uma nova equipe, a ida para um futebol mais alternativo ou a frustração em se transferir para um novo time, esses atletas podem não conseguir jogar a próxima Copa.

Gerson não se adaptou bem na Rússia

Um dos principais exemplos desse movimento é o meia Gerson, que deixou o futebol brasileiro para se juntar ao Zenit, da Rússia. Chamado pelo técnico italiano na primeira convocação, o jogador ex-Flamengo era convocado com frequência para a seleção.

Na Rússia, o atleta ainda não conseguiu se entrosar e teve uma queda de rendimento, o que motivou o clube russo a querer negociá-lo, mesmo que ele seja um recém-chegado. Nesta data Fifa, Ancelotti chamou dois jogadores do Zenit: o lateral esquerdo Douglas Santos e o ponta Luiz Henrique, que impressionou o técnico na vitória contra o Chile.


Lesões atrapalham goleiro titular

Após oito temporadas no Manchester City, Ederson se despediu do clube inglês para dar espaço ao goleiro do momento, Gianluigi Donnarumma. Vestindo as cores do Fenerbahçe, da Turquia, o jogador pode ter se afastado de ser uma opção para a Copa.

Na última temporada, Ederson já tinha perdido a titularidade absoluta para Stefan Ortega devido às cinco lesões que sofreu durante o período e os quase dois meses afastado dos gramados. Mesmo saudável na época das duas convocações de Ancelotti, o goleiro ficou de fora da lista e parece um nome cada vez mais distante do radar do treinador.


Dupla do Real Madrid perdeu protagonismo ao ficar?

Para as partidas contra Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, Ancelotti não chamou nenhum jogador do Real Madrid, clube o qual ele treinou por quatro temporadas antes de se juntar à seleção brasileira. Mas a ausência mais sentida na lista, pela segunda vez, foi Rodrygo.

O ponta perdeu espaço com o italiano na temporada passada, sobretudo, após a chegada de Kylian Mbappé. Com a troca de treinador, o cenário se mostrou ainda mais difícil para Rodrygo. Mas segundo Xabi Alonso, ele ainda conta com o brasileiro para a continuidade da temporada.


Especulado principalmente em clubes ingleses como Liverpool, Arsenal e Tottenham durante a janela de transferências, o ponta ficou no Real Madrid. A permanência nos Merengues pode, no entanto, colocar em cheque a chance de Rodrygo estar na Copa do Mundo de 2026, caso não tenha ritmo de jogo durante mais essa temporada.

Durante a convocação, Ancelotti disse que tem muito carinho por Rodrygo, mas que o jogador ainda precisa de tempo para voltar. “Ontem ele jogou muito bem pelo Real Madrid, mas é o primeiro jogo depois de muito tempo, então ele tem tempo para se preparar bem e voltar. Um critério muito importante que a comissão considera é o aspecto físico”, disse.

Endrick tem poucas oportunidades no Real Madrid Reprodução/@endrick

Outro jogador que vive situação semelhante é Endrick, que teve o empréstimo para outros clubes espanhóis cogitado, mas acabou permanecendo no elenco do Real para a temporada. Porém, o atacante de apenas 19 anos teve duas lesões graves consecutivas que o deixaram de fora dos gramados por três meses.

Além de ter atrapalhado a evolução do atleta, ele não tinha condições físicas durante as duas últimas datas Fifas, o que justifica a não convocação dele. Contudo, caso continue a não ter oportunidades no Real, Endrick poderá perder a vaga para o Mundial.

Quem são os jogadores garantidos na Copa do Mundo?

Durante coletiva de imprensa realizada na última convocação, Carlo Ancelotti afirmou que já escolheu um grupo fixo de atletas que deve compor a base do time no próximo torneio mundial.

Cerca de 15 nomes já estão garantidos para representar a amarelinha no Mundial e só não estarão na lista final caso não estejam em condições físicas ideais. Entre os principais nomes estão o goleiro Alisson, o zagueiro Marquinhos e o volante Casemiro.

Em contrapartida, as mais de dez vagas restantes para compor o elenco estão em aberto e serão usadas a cada convocação para testar novos jogadores.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.