Futebol De desgaste à ameaça de ex-campeões: saiba por que é melhor classificar direto à Libertadores

De desgaste à ameaça de ex-campeões: saiba por que é melhor classificar direto à Libertadores

Fase preliminar do mais importante torneio do continente exige mais de clubes e atletas; dois times brasileiros disputarão os playoffs

  • Futebol | Do R7

Resumindo a Notícia
  • Pré-Libertadores começa no dia 21 de fevereiro para os brasileiros.

  • Paulistão e Carioca começam no final de janeiro.

  • Jogadores e equipe tem férias mais curtas e treinos mais intensos.

  • Cansaço é maior na pré-Libertadores, em razão dos campeonatos estaduais.

Pré-Libertadores é mais desgastante para jogadores

Pré-Libertadores é mais desgastante para jogadores

Reprodução/Instagram @libertadores

Ao que tudo indica, Botafogo e Bragantino devem ficar com as vagas para a pré-Libertadores, enquanto Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio vão direto para a fase de grupos.

Apesar da importância de estar entre os principais clubes da América do Sul no torneio mais relevante do continente, a fase preliminar da Libertadores é um pouco mais cruel e complicada.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

O primeiro motivo é que essa fase da competição começa no final de fevereiro (entre o dia 21 e 28) para os brasileiros, apenas duas semanas depois do início dos principais estaduais do País. Dessa forma, conseguir uma vaga direta à Libertadores garante um fôlego maior para o planejamento dos clubes, que terão meses a mais para se preparar para a estreia no torneio. 

Também por conta disso, os atletas acabam tendo que encurtar suas férias, além de terem que encarar cargas de treinos mais fortes, já que o ritmo de um estadual para uma Libertadores muda bastante, mesmo numa fase preliminar. 

Em 2024, Botafogo e Bragantino, caso sejam os brasileiros classificados para as fases preliminares, podem enfrentar outra dificuldade: ex-campeões na pré-Libertadores. Atlético Nacional (1989 e 2016) e o San Lorenzo (2014), por exemplo, já têm vaga garantida.

O Sporting Cristal, terceiro maior campeão nacional do Peru, também pode dar trabalho. O Melgar, também do Peru, ainda pode ser um desafio pela altitude: o estádio Monumental Virgen de Chapi está a 2.300 metros acima do nível do mar.

Por fim, além dos adversários complicados e do desgaste físico, quando as competições estaduais terminam, na primeira semana de abril, ainda não há descanso: a fase de grupos da Libertadores começa na mesma semana (3 de abril).

Conheça o ex-jogador que se diz melhor que Cristiano Ronaldo e 'exige' uma Bola de Ouro do craque

Últimas