Daniel Alves: decisão da Justiça que anulou sentença significa que ex-atleta é inocente?
Ex-jogador havia sido condenado por estupro de jovem em uma discoteca em Barcelona em 2022
Futebol|Do R7

Daniel Alves foi absolvido da condenação por agressão sexual. O ex-jogador teve a sentença anulada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, nesta sexta-feira (28).
Daniel Alves foi acusado de agressão sexual por uma jovem em um caso que teria ocorrido em uma discoteca na cidade de Barcelona, Espanha, no dia 31 de dezembro de 2022.
O ex-jogador respondia ao processo em liberdade e deixará de realizar medidas cautelares como a obrigação de se apresentar semanalmente ao tribunal. Ele também foi isentado de pagar os custos judiciais.
Leia mais:
O que diz a justiça espanhola?
O plenário da seção de apelações, formado por três juízas e um juiz, explicou a revogação da sentença. “A decisão apresenta falhas que impedem o júri de incriminar o brasileiro Daniel Alves”, diz um trecho do parecer.
“Contém uma série de lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições sobre os fatos, a avaliação jurídica e suas consequências”, acrescenta.
Um recurso da acusação pediu o aumento da pena de Daniel Alves, mas foi rejeitado pelo tribunal. O ex-jogador foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão.
Os magistrados deixam claro que o fato de não dar por comprovada a culpabilidade de Daniel Alves não significa que ele seja inocente.
Durante os três dias de julgamento, em 2024, ele chegou a mudar seu depoimento diversas vezes, mas sempre negou a acusação de crime sexual.
Mãe de Daniel Alves e advogada comemoram
A mãe de Daniel Alves, Maria Lúcia Alves, reagiu ao resultado da sentença de seu filho com uma foto publicada em uma rede social. Na publicação, ela escreveu: “Obrigada, meu Deus, por tudo”.
A advogada do ex-jogador, Inés Guardiola, comemorou a decisão. “Estamos muito felizes. Dani Alves é inocente. Finalmente, foi feita justiça”, disse em entrevista ao programa de rádio catalã El món a RAC1.
“Por enquanto, sabemos que a sentença não é definitiva. Preciso ler a decisão, mas estamos muito felizes, eu confiava no tribunal. Não posso dizer mais nada. São momentos de muita emoção”, completou.
