Curiosidades sobre a Copa das Confederações indicam urucubaca para o campeão. Entenda
Sem o Brasil na disputa, competição está sendo realizada na Rússia
Futebol|Do R7

A Copa das Confederações começou este fim de semana na Rússia como termômetro para o Mundial do ano que vem. O Brasil está fora da disputa pela terceira vez na história, mas isso pode ser positivo. É que o torneio carrega uma sina um tanto quanto negativa para quem levanta a taça. Não entendeu? Então confira essa e outras curiosidades sobre a competição na lista preparada pelo R7.
- Copa das Confederações não é o primeiro nome do torneio. Anteriormente ele era chamado de “Copa Rei Fahd”, em homenagem ao Rei da Arábia Saudita (governou o país de 1982 até 2005), sede das primeiras edições. O evento de estreia aconteceu em 1992.
- O maior artilheiro da Copa das Confederações é Romário. O Baixinho balançou as redes sete vezes em 1997. Outros goleadores foram Henry, com quatro gols na edição de 2003, Adriano com cinco em 2005 e Torres, também com cinco, em 2013.
- O Taiti foi a grande sensação da edição de 2013, no Brasil, graças à simpatia de seus jogadores e comissão técnica, que distribuíram colares aos adversários e até jornalistas presentes nos estádios.
- Maior campeão: Brasil, com quatro títulos.
- Seleção com mais presenças: Brasil e México, com sete participações.
- Maior goleada: Espanha 10 x 0 Tahiti, em 2013
- Dida é o jogador com mais participações na Copa das Confederações. O goleiro da seleção brasileira esteve em 5 edições do torneio e participou de 22 jogos.

- O genial Lothar Matthaus, da Alemanha, aos 38 anos foi o jogador mais velho a marcar no torneio.
- Jogador mais velho presente na Copa das Confederações Rússia 2017: Rafa Márquez do México, 38 anos.
- Jogador mais novo na Rússia: Dane Ingham, da Nova Zelândia, 18 anos.
- Cinco brasileiros ganharam a Bola de Ouro da Copa das Confederações. Ronaldinho, Adriano, Kaká, Neymar e Denílson, que em 1997, deixou para trás nomes como Romário, Ronaldo e Rivaldo.
- Campeão da Euro 1996, a Alemanha não quis participar da edição de 1997 da Copa das Confederações. Vice da Europa, a República Tcheca herdou a vaga e terminou em terceiro lugar depois de cair para o Brasil na semifinal.
- A edição com maior público aconteceu no México em 1999. Ao todo, 970 mil pessoas acompanharam as 16 partidas do torneio, com uma média de público de 60.625 expectadores por jogo.
- O campeão da Copa das Confederações nunca venceu a Copa do Mundo do ano seguinte. O Brasil ganhou a competição em 1997, 2005, 2009 e 2013. Nas Copas subsequentes, perdeu na final para a França, em 1998; caiu nas quartas de final para a mesma França, em 2006; foi derrotado pela Holanda, também nas quartas, em 2010; e apanhou de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial de 2014.
Os jogadores de Portugal também divulgaram uma carta em solidariedade às famílias das vítimas. “Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o voss...
Os jogadores de Portugal também divulgaram uma carta em solidariedade às famílias das vítimas. “Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração”, dizia um trecho da carta, assinada pelos 23 jogadores de Portugal