Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Cruzeiro enfrenta Mushuc Runa pela Sul-Americana sem torcida no Mineirão

Equipe mineira está na lanterna do grupo E após derrota para o Unión, da Argentina, na estreia do torneio

Futebol|Do R7

Cruzeiro terá que se superar em campo para conquistar a primeira vitória no torneio
Cruzeiro terá que se superar em campo para conquistar a primeira vitória no torneio Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro fará, nesta quarta-feira (9), sua estreia como mandante na Copa Sul-Americana. Pela segunda rodada do Grupo E, a equipe celeste recebe o Mushuc Runa, do Equador, às 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

O confronto será disputado com portões fechados, por punição imposta pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) à equipe do Cruzeiro. Em 2024, durante o jogo de ida da semifinal da competição entre Cruzeiro e Lanús (ARG), a torcida cruzeirense utilizou sinalizadores na arquibancada argentina, ferindo o veto da Conmebol à pirotecnia nos estádios.

Leia mais:

Como deve ser o jogo?

A equipe comandada por Leonardo Jardim perdeu por 1 a 0 para o Unión, da Argentina, fora de casa, e agora ocupa a lanterna da chave, que tem o Mushuc Runa na liderança. O clube equatoriano venceu o Palestino, do Chile, por 3 a 2 na estreia e soma três pontos.

Sem o apoio da torcida, o Cruzeiro terá que se superar em campo para conquistar a primeira vitória e manter viva a esperança de classificação. Vale lembrar que apenas o primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas de final.


Desfalques e prováveis escalações

O técnico Leonardo Jardim não poderá contar com o zagueiro João Marcelo, em recuperação de uma lesão no joelho direito. Além dele, o meio-campista Japa e o atacante Juan Dinenno seguem em transição física e devem ser desfalques novamente.

A boa notícia fica por conta do retorno do meia Matheus Pereira, que ficou de fora dos últimos compromissos devido ao nascimento do primeiro filho, Theo. Já os volantes Christian e Walace, ausentes na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no último domingo (6), pelo Brasileirão, estão liberados para atuar.


Com isso, a tendência é que o Cruzeiro vá a campo com:

  • Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki (ou Villalba); Lucas Romero (ou Walace), Matheus Henrique; Wanderson, Dudu, Kaio Jorge (ou Matheus Pereira ou Eduardo); Gabigol

Do lado equatoriano, o técnico Ever Almeida poupou os titulares no empate com o Universitario pelo Campeonato Equatoriano, pensando no duelo contra o Cruzeiro. Sem desfalques, o Mushuc Runa deve começar com:


  • Rodrigo Formento; Luis Haquin, Dennis Quintero, Bryan Bentaberry, Gracia Toral; José Quiñónez (ou Orejuela), Nicolás Davila, Stiven Tapiero; Cristian Penilla, Caicedo López e Simisterra

Quem é o Mushuc Runa?

Apesar de desconhecido por grande parte do público brasileiro, o Mushuc Runa carrega uma história peculiar no futebol sul-americano. Fundado em 2003 na cidade de Ambato, no Equador, o clube nasceu a partir de uma cooperativa indígena com o objetivo de promover a inclusão dos povos originários em diversas esferas da sociedade, inclusive no esporte.

O nome do clube significa “Novo Homem” em quíchua, língua indígena dos Andes. Inicialmente, o projeto previa apenas a participação de indígenas no time, mas o modelo foi flexibilizado para tornar o clube mais competitivo. A equipe alcançou a elite do futebol equatoriano em 2014 e, após oscilações e rebaixamento, retornou à primeira divisão.

Esta é a terceira participação do Mushuc Runa na Copa Sul-Americana. Em 2019 e 2022, o time foi eliminado na fase preliminar. Em 2025, integra o Grupo E ao lado de Cruzeiro, Palestino (Chile) e Unión (Argentina), e tenta, pela primeira vez, avançar à fase de grupos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.