Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Cruzeiro e Corinthians começam disputa da final da Copa do Brasil

No Mineirão, os clubes fazem o primeiro jogo da decisão às 21h45min; enquanto Jair Ventura revela formação, Mano Menezes faz suspense

Futebol|Do R7

Em Belo Horizonte, Cruzeiro e Corinthians iniciam a final da Copa do Brasil
Em Belo Horizonte, Cruzeiro e Corinthians iniciam a final da Copa do Brasil

O técnico Jair Ventura confirmou, no treino desta terça-feira (9), a formação do Corinthians que entrará em campo contra o Cruzeiro, quarta-feira (10), às 21h45, no Mineirão, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A boa notícia é o retorno do lateral-direito Fagner. No Cruzeiro, por outro lado, Mano Menezes manteve o suspense e não revelou a escalação do time.

Leia mais: Em histórico na Copa do Brasil, Cruzeiro bate o Corinthians

Fagner, que ficou de fora dos dois últimos jogos do Corinthians por causa de um problema na coxa esquerda, demonstrou estar recuperado e trabalhou normalmente entre os titulares na atividade realizada no CT do Coimbra, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No entanto, ele não deve suportar os 90 minutos. Para o seu lugar, o treinador testou o zagueiro Pedro Henrique e Mantuan, considerado o reserva imediato.

Outra confirmação foi do quarteto ofensivo. Jair optou pela manutenção da equipe que vem atuando nas últimas partidas. Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson treinaram entre os titulares. O problema é que esses quatro meia-atacantes não vivem bom momento. Desde que o treinador assumiu, há sete jogos, o ataque fez apenas cinco gols.


Leia mais: Embalado! Relembre as finais do Corinthians neste século

Sob o comando de Jair, apenas Jadson marcou, na vitória sobre o Sport, por 2 a 1, há cinco partidas. Romero fez seu último gol há 17 jogos. Mateus Vital não marca desde maio e Clayson fez seu último gol em abril. Para o primeiro jogo da final, no entanto, a principal preocupação está em não ser vazado.


JOGADAS AÉREAS — Durante o último trabalho, Jair priorizou os cruzamentos na área de sua defesa. A preocupação ganhou peso depois da derrota por 3 a 0 para o Flamengo na Arena Corinthians, sexta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros gols saíram após cobranças de escanteio. O treinador não deixou que ninguém filmasse essa parte da movimentação.

No dia anterior, o zagueiro Henrique já havia comentado sobre essa preocupação. Nesta terça, Cássio concedeu entrevista coletiva mais cedo e pediu concentração à equipe. "Quem errar menos vai sair com a vitória. Uma decisão como essa vence nos detalhes", comentou.


Leia também

No setor de marcação, a novidade vai ser a entrada do volante Gabriel na vaga de Douglas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Gabriel vinha atuando improvisado no lugar de Fagner na direita. Contra o Flamengo, sofreu com Vitinho. Agora voltará a sua posição de origem e atuará ao lado do veterano Ralf, de 34 anos.

Veja também: Corinthians anuncia Michel Macedo como reforço para 2019

HOMENAGEM — No início do treino desta terça (9), o meia Danilo recebeu uma placa do clube por ter completado 350 jogos com a camisa do Corinthians. O diretor de futebol, Duilio Monteiro Alves entrou no gramado enquanto os atletas faziam o aquecimento e prestou a homenagem ao veterano, de 39 anos. Na sequência, os atletas posaram para foto.

CRUZEIRO — Pelo lado celeste, como tradicionalmente ocorre na véspera de jogos importantes do Cruzeiro, a imprensa não pôde acompanhar as atividades dos jogadores e as orientações do treinador. Nem ocorreu a tradicional entrevista coletiva, já que Fábio havia falado horas antes, no Mineirão.

Veja também: Cássio desconversa sobre postura tática do Corinthians para a final

Para o lugar de Arrascaeta, convocado para defender a seleção uruguaia em amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 12 e 16 - respectivamente -, Mano Menezes deve escalar Rafinha. Mas David e Rafael Sobis também são considerados boas alternativas.

Barcos tem atuado como centroavante, mas o jogador não é unanimidade. Sassá, que tem feito gols importantes, é outra opção. Raniel, que é considerado um xodó da torcida, deve ser opção no banco, ao lado de Fred, que ficou seis meses sem jogar por causa de uma lesão no joelho e só retornou contra o Palmeiras, em 30 de setembro.

Garantido no time, Edilson tenta manter uma sequência de títulos importantes na carreira. O lateral-direito foi campeão brasileiro pelo Corinthians em 2015, da Copa do Brasil (2016) e da Libertadores (2017) pelo Grêmio. "Trabalho sempre com esse objetivo, mas o algo a mais nessa questão foram as escolhas que fiz na carreira. Assim como nas equipes anteriores, escolhi vir para o Cruzeiro pelo projeto ambicioso de conquistar grandes títulos e ficar marcado na história do Clube para sempre.", disse, ao site oficial do Cruzeiro.

Veja também: Conheça a policial militar Priscila Carvalho, a nova musa do Cruzeiro

HISTÓRICO — Esta será a sexta vez que o Cruzeiro vai encarar o Corinthians na história da Copa do Brasil. Nos cinco primeiros encontros, o time mineiro tem uma leve vantagem. São três classificações (1996, 1998 e 2016) contra duas da equipe paulista (1991 e 2002). No total de dez jogos, o Cruzeiro soma três vitórias contra cinco do rival e dois empates. A artilharia cruzeirense marcou 20 gols e a defesa sofreu 18.

FICHATÉCNICA

CRUZEIRO X CORINTHIANS

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 10 de outubro de 2018, às 21h50

Árbitro: Anderson Daronco-RS (Fifa)

Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos-BA (Fifa) e Fabricio Vilarinho da Silva-GO (Fifa)

CORINTHIANS (Técnico: Jair Ventura)

Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Gabriel; Romero, Mateus Vital, Clayson e Jadson

Desfalques: Douglas (suspenso), Paulo Roberto Renê Júnior (lesionados)

CRUZEIRO (Técnico: Mano Menezes)

Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva,Henrique,Robinho,Thiago Neves; Rafinha e Raniel (Barcos 28).

Desfalques: Arrascaeta (seleção uruguaia) e Sassá (Suspenso)

Henrique e Cássio: um deles vai levantar o troféu da Copa do Brasil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.