Futebol Cristiano Ronaldo atinge 32,5 km/h e de novo é comparado a Usain Bolt

Cristiano Ronaldo atinge 32,5 km/h e de novo é comparado a Usain Bolt

Fisiologista da Unifesp considera que, aos 36 anos, craque português mantém velocidade de corredor olímpico

  • Futebol | Eugenio Goussinsky, do R7

Cristiano Ronaldo obteve um índice maior do que os mais jovens na corrida

Cristiano Ronaldo obteve um índice maior do que os mais jovens na corrida

DAVID KLEIN/Reuters/19-09-21

Cristiano Ronaldo continua impressionando a todos a cada jogo que passa. No último domingo (19), contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês, o jogador, de 36 anos, atingiu a velocidade de 32,51 km/h em uma disputa de bola.

Foi um índice digno de um corredor de 100 metros, que superou inclusive o de jogadores mais jovens, como Wan-Bissaka, de 23 anos, também do Manchester, que chegou a 32,41 km/h, segundo informou o jornal Marca.

Para se ter uma ideia, Usain Bolt, bicampeão olímpico nos 100 m, conquistou o ouro em Londres 2012, com uma velocidade média de 37,4 km/h na principal prova do atletismo. A diferença, claro, além da preparação, está no fato de alcançar perto dos 44 km/h no ápice da sua performance.

Mas, se a velocidade de Bolt, o homem mais rápido de todos os tempos, é incomparável, vale lembrar que ele tinha 26 anos, 10 a menos do que Cristiano Ronaldo, quando alcançou o ouro em Londres. O feito de Cristiano Ronaldo, portanto, ganha ainda mais importância em função da idade dele.

Para o fisiologista Rinaldo Dantas Queiroz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Cristiano Ronaldo tem o biotipo de um velocista olímpico. E a velocidade que ele atinge em campo se equipara a desses grandes corredores.

Como base para sua análise, Queiroz cita os aspectos antropométricos (aqueles que medem as diversas partes do corpo humano) do jogador.

"Se Bolt é um fenômeno, Cristiano Ronaldo também é, pois ele está acima da média dos jogadores. Suas medidas antropométricas mostram a musculatura da coxa acima da média, os músculos gêmeos (região glútea) mais estreitos que o normal, permitindo que ele seja ágil e resistente ao mesmo tempo", observou.

O fisiologista considera que, se treinasse para isso, Cristiano Ronaldo teria tudo para ser um recordista mundial dos 100 m.

"Ele tem valores antropométricos de um velocista como Usain Bolt , poderia ser facilmente um corredor de ponta se treinasse para a modalidade", afirmou.

Com uma alimentação equilibrada e disciplina nos treinamentos, Cristiano Ronaldo é o exemplo clássico de jogador que evoluiu por causa de seu preparo.

Impulsão de Cristiano Ronaldo também chama a atenção

Impulsão de Cristiano Ronaldo também chama a atenção

Phil Noble/Reuters - 11.9.2021

Nos últimos anos, foi ganhando impulsão, até conseguir saltar 78 centímetros, parado. Isso o ajudou a aprimorar um dos quesitos que não eram o seu forte no início da carreira: o cabeceio.

Agora ele utiliza sua altura de 1,87 metros para ser acima da média dentro da área, sendo considerado também um típico centroavante, de alto nível, ocupando, para a grande maioria, o posto de melhor cabeceador do mundo.

Para o fisiologista Queiroz, Cristiano Ronaldo, se mantiver o ritmo de treinos, ele ainda jogará em alto nível por mais alguns anos. A palavra decadência, neste sentido, ainda pode esperar.

"Provavelmente, Cristiano Ronaldo estará em alto rendimento até bem próximo dos quarentena anos, se não ocorrer nenhuma lesão grave. Ainda mais se levarmos em conta sua disciplina nos treinamentos, e, ao que tudo indica, seus hábitos saudáveis, o que ajudaria muito o seu desempenho em alto rendimento", completou.

No Manchester, o craque já fez três gols em três partidas. O último deles, que deu início à virada de sua equipe sobre o West Ham.

Cristiano Ronaldo tem utilizado o preparo físico para aperfeiçoar sua técnica.

Em um extremo, ele é referência no cabeceio, parado. Em outro, é inalcançável na velocidade. Correndo.

Ao unir extremos, em um momento no qual a sociedade está tão dividida, Cristiano Ronaldo pode servir como um conceito de diversidade em uma só pessoa. É, assim, o jogador mais polarizado do mundo.

Cochilos revigorantes: Conheça segredo do sucesso de CR7

Últimas