Coutinho, Pedro, Vitor Roque: qual jogador do Brasileirão pode ser convocado para a seleção?
Nesta quarta-feira (1º), Carlo Ancelotti divulga a lista dos atletas que vão representar o Brasil na disputa de dois amistosos na Data Fifa
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Carlo Ancelotti vai convocar a seleção brasileira pela terceira vez, nesta quarta-feira (1º), e deve seguir o planejamento das últimas listas: conhecer novos jogadores. O técnico e a comissão observam atletas do Campeonato Brasileiro de perto e podem aproveitar os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos próximos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente, para fazer testes com destaques do campeonato.
Em entrevista coletiva após a última convocação, o italiano definiu que a prioridade para a escolha dos jogadores na lista final é o preparo físico e manifestou o desejo de testar mais atletas que, para ele, eram desconhecidos.
“A ideia que tenho é conhecer novos jogadores. Jogadores que eu não conheço bem o perfil pessoal. Quanto ao perfil técnico, conheço todos os jogadores, e quero conhecer outros que podem ajudar a seleção”, disse o treinador.
Coutinho de volta à seleção brasileira?
O nome do Brasileirão que mais ganha força às vésperas da convocação é o de Philippe Coutinho, que tem mais de 60 partidas pela seleção brasileira, mas não é chamado para defender o país desde junho de 2022. Pelo Vasco, nesta temporada, o meia tem acumulado boas atuações, melhorado a criação ofensiva do time e, principalmente, tido constância.

Na última vez que vestiu a amarelinha, Coutinho, por coincidência, enfrentou a Coreia do Sul, e entrou no segundo tempo do amistoso para marcar um gol de pênalti. O meia foi convocado pela primeira vez em 2010, aos 18 anos, e se tornou um pilar fundamental da equipe nacional durante as campanhas da Copa do Mundo de 2018 e da conquista da Copa América em 2019.
Dupla de Coutinho quase foi convocada
Mas o camisa 10 não é o único jogador do Vasco que pode estar no radar de Ancelotti. O lateral-direito Paulo Henrique pode representar o Brasil pela primeira vez na carreira nessa Data Fifa. Protagonista da vitória do Vasco sobre o Cruzeiro por 2 a 0, o jogador foi observado pelo diretor da seleção brasileira, Rodrigo Caetano, e representantes da equipe nacional.
Na última convocação, o atleta já apareceu na pré-lista do treinador, contudo, às vésperas do anúncio dos nomes, o lateral desfalcou o Vasco por duas partidas devido a dores na coxa e acabou de fora da lista final.
Trio do Flamengo está na pré-lista
Três jogadores do Flamengo apareceram nesta pré-lista da convocação da seleção brasileira: Léo Ortiz, Alex Sandro e Samuel Lino. Todos já foram chamados em listas anteriores de Carlo Ancelotti e parecem ter causado uma boa impressão ao treinador italiano.

Alex Sandro é o único nome a se repetir nas duas convocações do italiano. O lateral-esquerdo é considerado um dos pilares da seleção que vai disputar a Copa do Mundo de 2026. Já Ortiz ficou de fora da última lista, mas voltaria a ser convocado para os amistosos. Enquanto Samuel Lino, logo no retorno ao Brasil, chamou a atenção de Ancelotti e ganhou uma chance como titular na partida contra a Bolívia.
Pedro ainda pode ser o centroavante do Brasil?
Outro nome do Flamengo que, apesar de não estar na pré-lista, é um dos principais cotados a voltar a vestir a amarelinha na Era Ancelotti é Pedro. O centroavante atuou na Copa do Mundo em 2022 e teve uma participação importante ao converter o pênalti na disputa contra a Croácia nas quartas.
Embora tenha passado por momentos complicados na temporada com problemas extracampo com o técnico Filipe Luís, Pedro recuperou a confiança nos gramados e tem sido decisivo para o Flamengo, líder do Brasileirão e semifinalista da Libertadores.
São 13 gols em 2025, incluindo dois hat-tricks, contra Vitória e Juventude, além de um dos gols mais rápidos da história da Libertadores, ao abrir o placar contra o Estudiantes na partida de ida das quartas.
Vitor Roque também disputa artilharia
Vitor Roque começou a carreira na seleção brasileira na equipe sub-16 e passou por quase todas as categorias de base antes de receber a primeira e única chance no time principal em 2023. Ao viver grande momento pelo Palmeiras, o Tigrinho pede uma nova chance.

Mesmo após um início de temporada abaixo do esperado, Vitor Roque ganhou uma sequência positiva e, em parceria, com o argentino Flaco López, passou a ser fundamental para a artilharia alviverde. São 12 gols na temporada, marcando em ambas as partidas das quartas contra o River Plate e dando assistências importantes para o funcionamento do esquema criativo do time.
O companheiro de ataque dele recebeu a primeira chance de defender a seleção argentina na última Data Fifa, será que chegou a hora de Vitor Roque ter a mesma oportunidade de Flaco?
Matheus Pereira pode acompanhar Kaio Jorge
A dupla de ataque do Cruzeiro é um dos principais destaques do Cabuloso, terceiro colocado do Brasileirão e semifinalista da Copa do Brasil. Além de Kaio Jorge, artilheiro do Campeonato Brasileiro, que já foi chamado na última convocação, Matheus Pereira também pode voltar à seleção.
O camisa 10 da Raposa foi chamado para defender a amarelinha uma única vez para substituir Lucas Paquetá, que foi suspenso na partida contra o Chile e estaria fora para o jogo contra o Peru nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp