Corinthians e Palmeiras comemoram centenário do “maior clássico do mundo” nesta quarta
Alviengro recebe arquirrival na em sua arena, onde não vence desde 2014
Futebol|Do R7
A temporada 2017 será especial para o clássico Corinthians e Palmeiras. O dérbi da capital paulista completa 100 anos neste ano e terá seu primeiro duelo pela quinta rodada do Paulistão nesta quarta-feira (22), na Arena Corinthians. Ao longo da história 351 jogos foram disputados oficialmente.
Clássico paulista marcará reencontro dos amigos Felipe Melo e Kazim dentro das quatro linhas
Palmeiras e Corinthians usarão logo de "maior clássico do mundo" em jogo desta quarta
Técnico Fabio Carille vive grandes expectativas por seu primeiro dérbi pelo Corinthians
Elenco do Palmeiras grava vídeo para desejar boa recuperação ao meia Moisés
Fundados em 1910 e 1914, respectivamente, o primeiro confronto entre alvinegros e alviverdes ocorreu em 6 de maio de 1917, onde o Verdão conseguiu o triunfo, marcando 2 a 0 no arquirrival no Parque Antártica. A primeira vitória do Timão aconteceu apenas dois anos depois, em 3 de maio de 1919, quando a equipe do Parque São Jorge fez 3 a 0.
No histórico geral, dos 351 embates, o Palmeiras se deu melhor em 125 jogos, contra 120 do rival e 106 empates. Os números de gols marcados do alviverde também é superior, com 509 anotados, contra 468. A equipe que será visitante neste meio de semana também tem a maior goleada, em 6 de novembro de 1933, o antigo Palestra Itália fez 8 a 0.
Com sua arena inaugurada em 2014, o Corinthians venceu o primeiro dérbi em sua casa, fazendo 2 a 0, em 27 de julho, porém, esta foi a última vitória do alvinegro jogando diante de sua torcida. Nesse período, mais três clássicos foram disputados com um empate e dois triunfos palmeirenses.
Aliás, nos últimos seis encontros, a equipe corintiana não conseguiu nenhuma vitória, somando dois empates e quatro derrotas, sendo três de forma consecutiva. Porém, o atacante turco, Kazim, está confiante para quebrar o tabu negativo e espera zoar seu amigo Felipe Melo.
"Se eu jogar contra meu filho, quero ganhar dele também. Eu joguei dois anos com o Felipe e ele é meu amigo, mas quarta será rival. É legal que se eu ganhar eu posso falar muito tempo com ele. Não é um jogo qualquer, é um clássico. Não é que se ganhar vai falar um dia. Se ganhar, pode falar um ano!", afirmou.
Pelo lado alviverde, o jovem Raphael Veiga sonha em disputar seu primeiro dérbi. De família palmeirense, o meia, que ganhou espaço depois da goleada por 4 a 0 diante do Linense, espera marcar seu primeiro gol no dérbi e conquistar a vitória.
“A gente sonha quando é pequeno, fala nome de jogador, finge que é ele. E fazer um gol (no dérbi) seria a realização de um sonho. Mas, primeiramente, eu preciso entrar jogando, ter concentração e, aos poucos, as coisas acontecerão naturalmente”, acrescentou.
Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h45, na Arena Corinthians, nesta quarta-feira (22), pela quinta rodada do Paulistão.
Ficha técnica
Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel; Romero, Maycon, Rodriguinho e Marlone; Kazim.
Técnico: Fabio Carille.
Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo, Guerra e Raphael Veiga; Michel Bastos, Dudu e Willian.
Técnico: Eduardo Baptista.
Local: Arena Corinthians;
Data: Quarta-feira, 22, às 21h45;
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto.