Técnico do Palmeiras fala sobre a Copinha: ‘Lidar com a necessidade de sempre vencer’
Comandante do sub-20 contou ao R7 os objetivos da base para 2026 e os segredos do sucesso dos jovens alviverdes
Copa São Paulo|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um dos favoritos à Copinha 2026, o Palmeiras inicia a campanha em busca do tricampeonato, nesta segunda-feira (5), contra o Monte Roraima. Ao R7, o técnico do sub-20, Lucas Andrade, falou sobre a preparação das categorias de base para a temporada e explicou como tem sido para controlar as expectativas das joias.
Além da Copinha, o sub-20 do Palmeiras também disputará o Brasileirão, torneio do qual é atual campeão, e a Libertadores, da qual foi finalista em 2025.
“O maior desafio é a expectativa. A expectativa do torcedor do Palmeiras é máxima e isso ficou provado mais uma vez no profissional. Foi um ano de grandes campanhas que foram consistentes, porém, não foram coroadas com títulos. A cobrança do torcedor é muito grande e na base não é diferente.

O torcedor do Palmeiras tem muito carinho pelo centro de formação. Temos que lidar com a necessidade de sempre vencer e isso é difícil para qualquer um, mas também é um privilégio. Procuramos passar para os jogadores esse sentimento da necessidade de vencer sempre, porém, com métodos, não de qualquer jeito e não a qualquer custo”.
Mudanças no calendário profissional demandam mais da base
Com o início do Brasileirão precoce, marcado para o dia 28 de janeiro, e a mudança no formato do Paulistão, as categorias sub-20 serão mais demandadas pelo profissional. Outra alteração importante para a Copinha é o aumento de 30 para 40 atletas inscritos no torneio.
Segundo Andrade, já existe um grupo de atletas com idade para disputar a Copinha que estão integrados ao profissional e estarão à disposição primeiramente de Abel Ferreira, como o caso de Riquelme, Belê, Benedetti, Larsson e Luiz.
“E quanto a novos atletas que podem se destacar ao longo da Copinha, acreditamos que tem bastante jogador para a torcida conhecer, mas não procuramos individualizar esses destaques para não os atrapalhar com uma expectativa demasiada. Além do sub-20, a equipe sub-17 fez uma ótima campanha no Brasileiro desse ano, mas acabou não sendo campeã, então, muitos jogadores que a torcida viu no sub-17 podem aparecer na Copinha”.
Leia Mais
‘Continuidade e gestão são os principais pilares da base do Palmeiras’
O Palmeiras venceu pela primeira vez a Copinha em 2022 e foi bicampeão no ano seguinte, representando um novo momento para a base. Agora, o Alviverde é um dos principais concorrentes aos títulos de base.
No Palmeiras desde 2016 e com experiência em mais de uma categoria do clube, Lucas Andrade afirma que a continuidade e a gestão são os principais pilares para esse sucesso do Verdão em revelar novos atletas.

“Em 2022, o Palmeiras chega ao título no momento de plenitude da formação. Por isso, o grande pilar tanto no profissional como na base é a continuidade do projeto.
E acho que o segundo pilar determinante é a gestão muito profissional encabeçada pela presidente Leila Pereira e que desmembra em profissionais-chave no processo de formação do clube, como na figura do Anderson, do João Paulo, do Abel e de todos os profissionais”, conclui Lucas Andrade.
Calendário do Palmeiras para a Copinha
Após a estreia contra o Monte Roraima, o Palmeiras ainda encara o Batalhão na próxima quinta-feira (8) e o Remo, no domingo (11), com transmissão da RECORD, pela primeira rodada da Copinha.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












