Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seleções classificadas, jogos do Brasil e curiosidades: tudo o que você precisa saber sobre a Copa

Fifa deve antecipar pontapé inicial da competição, com Catar e Equador, de 21 para 20 de novembro; final será em 18 de dezembro

Copa do Mundo|Do R7

Catar já iniciou contagem regressiva para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio
Catar já iniciou contagem regressiva para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio Catar já iniciou contagem regressiva para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio

A pouco mais de cem dias para o início previsto da Copa do Mundo, a Fifa planeja antecipar em um dia o pontapé inicial. A seleção anfitriã do Catar enfrentaria a do Equador não em 21, mas em 20 de novembro. Enquanto a entidade máxima do futebol não se decide, acompanhe este especial com tudo o que você precisa saber sobre o torneio, pela primeira vez disputado no Oriente Médio.

Última Copa com 32 seleções

O Catar 2022 será o último Mundial no atual formato. Desde a edição França 1998, 32 seleções participam da competição. No entanto, de olho em uma estratégia para expandir o futebol (e também ter maior lucratividade), a Fifa já anunciou que o torneio com sede tripla (Canadá, México e Estados Unidos), daqui a quatro anos, terá 48 países.

Adversários do Brasil

A seleção brasileira começará a luta pelo sonhado hexacampeonato em 24 de novembro, uma quinta-feira, contra a Sérvia. Quatro dias depois, enfrentará a Suíça, e encerrará o Grupo G contra Camarões, em 2 de dezembro. Os jogadores ficarão concentrados em um único luxuoso hotel e, por conta das curtas distâncias no país, sem a necessidade de trocar de acomodação.

Penta ameaçado

O Brasil busca o hexa, mas é bom lembrar que a exclusividade no penta está ameaçada. Se a Itália não se classificou, a Alemanha pode muito bem impedir que a equipe do técnico Tite conquiste o sexto título e ainda empatar em número de conquistas. Os demais campeões são Uruguai, Argentina, França, Inglaterra e Espanha.

Publicidade

Estádios com ar-condicionado

Catar quer virar referência para estádios de futebol climatizados
Catar quer virar referência para estádios de futebol climatizados Catar quer virar referência para estádios de futebol climatizados

Com tecnologia que promete proteger os jogadores de lesões, manter a qualidade dos gramados, reduzir os odores das arquibancadas e, principalmente, climatizar os ambientes, a organização da Copa do Mundo do Catar criou um planejamento para ter ar-condicionado nas arenas dos jogos. A alternativa serve para driblar o calor sufocante do país. No verão, as temperaturas no Catar podem chegar aos 50 graus. Essa foi a principal razão para tirar a competição de junho e julho e levá-la para novembro e dezembro, com temperaturas mais amenas.

Consumo de bebidas alcoólicas

Apesar da pressão dos patrocinadores, as vendas de bebidas alcoólicas nos estádios do Mundial estão proibidas, porque no Catar é ilegal o consumo de álcool em lugares públicos. O país muçulmano possui controles rígidos sobre o álcool, o que se tornou um verdadeiro desafio para os organizadores de um evento que pode ser relacionado com o consumo e o patrocínio de cervejas.

Publicidade

Uniformes das seleções

A Copa do Mundo é um desfile de craques e de moda também, com os uniformes das seleções. As equipes começaram a divulgar os seus uniformes para a disputa, que acontece de novembro a 18 de dezembro. A seleção brasileira, por exemplo, optou por um conhecido "amarelo-penta".

Copa do Mundo de 2022 será disputada em 8 estádios no Catar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.