Copa do Mundo Seleção do País de Gales quer mudar de nome após Copa do Mundo

Seleção do País de Gales quer mudar de nome após Copa do Mundo

Federação pediu à Uefa para utilizar nome local em competições; galeses seguem exemplo da Turquia

Lance
País de Gales estreia na Copa do Mundo contra os EUA, em 21 de novembro

País de Gales estreia na Copa do Mundo contra os EUA, em 21 de novembro

AFP

A seleção do País de Gales pode não ser mais chamada de "Gales" após a Copa do Mundo. A Federação Galesa de Futebol solicitou à Uefa a mudança de seu nome oficial nos torneios de futebol que a equipe disputa para Cymru, que quer dizer "Gales" no idioma local.

O CEO da Federação Galesa de Futebol, Rob Page, falou da mudança de nome e disse que é uma ideia que se tem dentro da entidade.

"Nossa visão no momento é que nacionalmente nos chamamos de Cymru. É assim que nomeamos nossas seleções. Se você olhar para o nosso site, nos referimos a nós mesmos como Cymru. Internacionalmente, sentimos que ainda há trabalho a ser feito, então iremos para esta Copa do Mundo como País de Gales", disse.

Os galeses querem seguir o exemplo da Turquia, que já alterou seu nome oficial na Uefa, para Turkiye (que significa "Turquia' em turco), que já foi exibido no sorteio das Eliminatórias para a Euro de 2024.

A Federação Galesa de Futebol já usa Cymru em suas comunicações oficiais. O desejo é que uma seleção que é chamada de Gales pelos torcedores desde 1876, data em que começaram a competir, também seja conhecida em seu idioma.

Pogba está fora da Copa! Veja outros craques que perderão o Mundial

Últimas