Roubo de dados e empregos falsos: como os cibercriminosos usam a Copa para aplicar golpes
Suspeitos estão coletando informações confidenciais por meio de sites falsos
Copa do Mundo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cibercriminosos estão aproveitando a Copa do Mundo para aplicar diferentes tipos de golpes na internet. Autoridades dos Estados Unidos, México e Canadá já emitiram alerta sobre atividades suspeitas que possam surgir nas próximas semanas.
“Os cibercriminosos utilizam grandes eventos como iscas e pretextos para campanhas de phishing e ataques de engenharia social. Eles visam tanto indivíduos quanto organizações para roubar credenciais, cometer fraudes financeiras e explorar dados”, diz um boletim do governo canadense.
Leia Mais
Segundo a Euronews, os golpes vão além dos ingressos falsos já conhecidos. Agora, a prioridade dos criminosos é roubar informações confidenciais. Por meio de sites e lojas falsas, os suspeitos acessam dados de cartões, credenciais e outras informações pessoais.
A empresa de cibersegurança Fortinet identificou em um relatório recente mais de 13 mil sites, criados desde o início do ano, dedicados à Copa do Mundo. Cerca de 8% dessas páginas foram consideradas maliciosas ou suspeitas.
Outro relatório, da Check Point, reforça golpes que utilizam as redes sociais. Grupos para desempregados e perfis no LinkedIn estão divulgando vagas falsas para trabalhar na organização do evento. Ao se inscrever, a vítima terá informações pessoais roubadas.
Links de transmissão de partidas e de jogos de azar também ajudam os cibercriminosos a roubar os dados dos usuários.
Diante da situação, as empresas de cibersegurança recomendam uma série de medidas para proteger os torcedores. Entre elas estão: utilizar somente canais oficiais para adquirir ingressos, verificar domínio de e-mails que afirmem ser da Fifa, desconfiar de “oportunidades exclusivas” e usar cartões de crédito em vez de débito, pelos recursos de contestação.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













