Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Raio-X: como chegarão as seleções campeãs mundiais para a Copa

Com exceção da Itália, que caiu na repescagem, quase todos os países que já venceram o torneio chegam como favoritos em 2022

Copa do Mundo|Pietro Otsuka, do R7

Confira como estão as seleções campeãs do mundo e as expectativas para a Copa do Mundo
Confira como estão as seleções campeãs do mundo e as expectativas para a Copa do Mundo Confira como estão as seleções campeãs do mundo e as expectativas para a Copa do Mundo

A Copa do Mundo do Catar se aproxima. Em novembro, 32 seleções divididas em oito grupos vão batalhar pelo troféu mais cobiçado do futebol entre seleções, mas só uma será campeã. E entre os países que já ergueram a taça do Mundial, estão alguns dos favoritos para conquistar mais uma vez a glória eterna em 2022. 

Das oito seleções que já foram campeãs do mundo, apenas a Itália não conseguiu se classificar. Brasil, Alemanha, Argentina, França, Uruguai, Espanha e Inglaterra vão chegar ao Mundial do Catar em momentos distintos, com alguns países tendo trabalhos consolidados, como é o caso das seleções brasileira e francesa, e outros ainda vivendo uma fase de transição, como Alemanha e Uruguai, que trocaram de treinador durante as Eliminatórias. 

Brasil

Invicta durante as Eliminatórias, Brasil chegará ao Catar como líder do ranking da Fifa
Invicta durante as Eliminatórias, Brasil chegará ao Catar como líder do ranking da Fifa Invicta durante as Eliminatórias, Brasil chegará ao Catar como líder do ranking da Fifa

A pentacampeã do mundo chega a mais uma Copa com status de favorita. Por mais que alguns tenham ressalvas ao trabalho do técnico Tite, é inegável que o ciclo para o Mundial do Catar da seleção brasileira foi praticamente impecável. Nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil bateu o recorde de pontos, ao alcançar 45 pontos em 17 jogos. Foram 14 vitórias e três empates, com 40 gols marcados e apenas cinco sofridos. Uma campanha irretocável. 

De quebra, a seleção ainda assumiu a liderança do ranking da Fifa. Claro que isso não tem tanta influência num torneio de tiro curto como é a Copa do Mundo, mas é um termômetro para entender o momento que vive o time do Brasil. Hoje, a seleção brasileira é uma equipe extremamente equilibrada, que produz muito ofensivamente, tem variações, e não sofre tantos gols. 

Publicidade

Outro ponto a se destacar é o fim da "Neymardependência". Se há alguns anos a seleção era refém do talento de seu camisa 10, atualmente o time de Tite sabe o que fazer caso não tenha sua maior estrela. Neymar segue extremamente importante para a equipe, é a grande referência, mas tem agora ao seu lado atletas com quem pode dividir o protagonismo. 

Alemanha

Tetracampeã, a seleção alemã chegará como forte candidata ao título da Copa do Mundo
Tetracampeã, a seleção alemã chegará como forte candidata ao título da Copa do Mundo Tetracampeã, a seleção alemã chegará como forte candidata ao título da Copa do Mundo

Eliminada na fase de grupos da última Copa e nas oitavas de final da Euro 2020, a seleção alemã sofreu uma mudança de rota no ciclo para o Mundial do Catar e é inegável que chegará como candidata ao título. Joachim Löw deixou o cargo de treinador e para seu lugar foi contratado o seu ex-auxiliar: Hans-Dieter Flick.

Publicidade

Com Flick, a Alemanha retomou o caminho das vitórias e garantiu a liderança do grupo J com relativa facilidade, vencendo sete jogos em sequência e terminando as Eliminatórias com 27 pontos em 10 jogos disputados.

Se em 2018 a insistência nos "medalhões" foi fator chave para a eliminação precoce, o trabalho do atual treinador parece ter encontrado o equilíbrio entre a experiência e juventude, mesclando atletas consagrados como Thomas Muller, Kross e Neuer, com jogadores mais jovens como Kai Havertz, Timo Werner, Sané, Gnabry e Kimmich. 

Publicidade

França

França é atual campeã do mundo e brigará pelo tricampeonato no Catar
França é atual campeã do mundo e brigará pelo tricampeonato no Catar França é atual campeã do mundo e brigará pelo tricampeonato no Catar

O fantasma das seleções campeãs do mundo que caem na primeira fase da Copa seguinte não deve assombrar a França em 2022. A seleção francesa é uma das melhores do planeta e não é por acaso, já que conta com alguns dos grandes protagonistas do futebol europeu, especialmente no ataque, com Benzema e Mbappé. 

Por dentro, Kanté e Pogba formam um meio de campo que sobra em intensidade e qualidade técnica. Na frente, Benzema é um grande salto em qualidade se considerarmos que, em 2018, o centroavante era Giroud. O atual camisa 9 é um finalizador nato, mas como preparador de jogadas, Benzema forma uma dupla extremamente letal com Mbappé.

Um é o pivô e o outro é o atacante que melhor explora as costas da defesa no futebol mundial. Com um time equilibrado e um trabalho consolidado no ciclo para o Catar, a França chegará como grande favorita na luta pelo tricampeonato mundial. 

Argentina

Atual geração da seleção da Argentina une intensidade, combatividade e trato refinado com a bola nos pés
Atual geração da seleção da Argentina une intensidade, combatividade e trato refinado com a bola nos pés Atual geração da seleção da Argentina une intensidade, combatividade e trato refinado com a bola nos pés

Depois de finalmente conquistar um título com a camisa da Argentina, a Copa América, em 2021, Lionel Messi e seus companheiros de seleção parecem ter tirado um peso enorme das costas. Somado a isso, ao contrário de outros anos, o camisa 10 tem em seu entorno para a Copa de 2022 jogadores de grandes clubes e grandes ligas na Europa, como De Paul, Dí Maria, Paredes, Lautaro Martínez, Romero, etc. 

Leia também

Esses fatores que vão desde o psicológico do time, mais leve e confiante, até a qualidade da equipe em campo, colocam a seleção argentina em um patamar acima em relação a Copa da Rússia. Com um time mais equilibrado entre defesa e ataque, e um meio de campo combativo e com trato refinado com a bola, a Argentina pode sim ser colocada entre as favoritas ao título.

Uruguai

Seleção uruguaia pode surpreender na Copa do Mundo e repetir feitos de 2010 e 2014
Seleção uruguaia pode surpreender na Copa do Mundo e repetir feitos de 2010 e 2014 Seleção uruguaia pode surpreender na Copa do Mundo e repetir feitos de 2010 e 2014

Há pouco mais de dois meses, o Uruguai parecia distante da Copa do Mundo. Sob o comando de Óscar Tabárez, a Celeste acabava de perder para Bolívia e Argentina, e estava em sétimo na tabela das Eliminatórias. Foi necessária uma mudança de rota, e entrou em cena Diego Alonso. Com um novo treinador, a seleção uruguaia se recuperou na competição e conseguiu a vaga para o Mundial com duas rodadas de antecedência. 

No Catar, muito provavelmente chegará ao fim a geração de Cavani e Suárez, mas novos valores do futebol uruguaio tem surgido e com destaque no principal centro do futebol mundial: a Europa. Bentancur, Vecino, Ronald Araújo, Giménez e Viña são alguns dos exemplos de uma forte equipe que se formou, que conta ainda com o brilho de Arrascaeta, do Flamengo.

Ainda não é possível colocar os uruguaios como postulantes ao título, mas a história já nos mostrou que essa seleção gosta de surpreender, como fez em 2010, quando foi até as semifinais, e em 2014, quando eliminou Itália e Inglaterra no grupo da morte. Quem sabe no Catar, a Celeste não nos surpreenda novamente com uma campanha acima das expectativas. 

Espanha

A Espanha chega com um trabalho consolidado e como uma das favoritas na Copa do Catar
A Espanha chega com um trabalho consolidado e como uma das favoritas na Copa do Catar A Espanha chega com um trabalho consolidado e como uma das favoritas na Copa do Catar

A seleção espanhola sempre chega a Copa do Mundo como candidata ao título, mesmo que a primeira conquista mundial tenha sido apenas em 2010. Em 2018, uma mudança de treinador às vésperas do torneio prejudicou todo uma campanha que parecia promissora, e a Fúria acabou sendo eliminada nas oitavas de final para a anfitriã Rússia. 

Em 2022, Luis Enrique comandou a Espanha durante todo o ciclo até a classificação ao Mundial, e o surgimento de uma nova geração muito talentosa, com Pedri, Ansu Fati, Gávi, Marcos Llorente e Ferrán Torres parece ser o respiro necessário para complementar uma equipe repleta de veteranos de também ótima qualidade, como Sérgio Ramos, Piqué, Busquets, Jordi Alba e companhia.

Inglaterra

Será que os ingleses finalmente vão repetir o feito de 1966 e conquistar um Mundial?
Será que os ingleses finalmente vão repetir o feito de 1966 e conquistar um Mundial? Será que os ingleses finalmente vão repetir o feito de 1966 e conquistar um Mundial?

A Inglaterra é uma das únicas que talvez não possa ser colocada entre os postulantes ao título. Sim, a geração inglesa conta com alguns dos principais jogares do futebol mundial, como Harry Kane, Rashford, Walker e companhia, além de jovens atletas que já deixaram o status de promessa e têm papeis importantes, como Phil Foden, Mason Mount, Sancho e Rashford. 

No entanto, o que pesa contra os ingleses é a instabilidade em momentos decisivos. O fantasma da "geração de ouro", que tinham nomes como Lampard, Rooney, Gerrard e Ferdinand, parece ter sido deixado de lado com o quarto lugar na Copa da Rússia, mas, fato é que a falta de resultados contra grandes seleções deixa uma dúvida no ar: será que a Inglaterra tem força para disputar contra França, Brasil, Alemanha e companhia?

Na Euro 2020, os ingleses chegaram a vencer os alemães nas oitavas de final, e chegaram a grande final contra a Itália. O hino "Football's coming home" foi cantado com orgulho pelos fãs apaixonados, mas a Inglaterra acabou perdendo nos pênaltis. É essa falta de resultados nos momentos mais importantes que fazem com que a Inglaterra corra por fora na briga pelo título no Catar. 

Veja as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.