Neymar diz não saber se continua na seleção após eliminação na Copa
‘Não fecho as portas, mas também não garanto 100% que voltarei’, disse o jogador após a derrota para a Croácia no Mundial do Catar
Copa do Mundo|André Avelar, do R7, em Doha, no Catar
A terceira Copa do Mundo custou bastante também ao lado psicológico de Neymar. Pouco mais de três horas depois da eliminação do Brasil pela Croácia nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar, o camisa 10 pôs em dúvida o seu futuro com a camisa da seleção.
Neymar, hoje com 30 anos, foi o último do elenco a deixar os vestiários. Ainda com os olhos inchados pelas lágrimas que começaram a cair ainda no gramado, o atacante respondeu às perguntas dos jornalistas com a paciência e a seriedade de que o momento precisava.
Não fecho as portas da seleção%2C mas também não garanto 100% que voltarei. Preciso analisar%2C pensar%2C pensar um pouco mais sobre tudo
“É muito cedo para falar sobre isso. Não fecho as portas da seleção, mas também não garanto 100% que voltarei. Preciso analisar, pensar, pensar um pouco mais sobre tudo o que é bom para mim e para a seleção. E depois eu decido”, disse o jogador.
O R7 perguntou a Neymar se ele se referia mesmo a todos os compromissos com a amarelinha, como amistosos, Copa América, Eliminatórias, ou se apenas se tratava de uma despedida das Copas.
“Falo de tudo. De todas as competições e amistoso”, concluiu o jogador.
O craque, que não vinha em grande partida, fez um golaço no minuto final do primeiro tempo da prorrogação. Ele puxou a tabela com Lucas Paquetá, saiu na frente do goleiro Livakovic, driblou e acertou um chute forte no alto. O problema, porém, foi que Petkovic marcou aos 12 do segundo tempo da prorrogação e levou a partida às penalidades.
Neymar seria o último a bater pênalti. Como Rodrygo e Marquinhos haviam desperdiçado suas cobranças, o camisa 10 não pôde fechar o marcador. Para ele, não era momento de analisar a ordem das cobranças.
“É difícil falar agora, não quero falar nada sem ver os lances, tudo o que aconteceu no jogo. Não existe culpado, ganhamos juntos e perdemos juntos”, disse.
Leia também
O Mundial do Catar 2022 também foi ruim para o lado físico do jogador. Ainda na primeira partida, contra a Sérvia, ele sofreu uma dura entrada e teve constatada uma entorse no tornozelo direito. Ficou fora de duas partidas, voltou com gol contra a Coreia do Sul, marcou diante da Croácia, mas foi só.
Ao longo do seu período de recuperação, Neymar fez fisioterapia intensiva em três períodos, para que, primeiro, o inchaço sumisse e, depois, ele pudesse fazer exercícios de fortalecimento. Fisicamente, voltou sem limitações, ainda que não estivesse no auge da sua parte técnica.
Com a entorse, o jogador se viu novamente em uma sina de lesões em Mundiais. Em 2014, ele sofreu uma joelhada na terceira vértebra; quatro anos depois, machucou o quinto metatarso do pé direito. Agora, uma entorse no tornozelo direito.
Neymar terá 34 anos na Copa do Mundo disputada no Canadá, nos Estados Unidos e no México, em 2026. Segundo a imprensa francesa, seu contrato com o Paris Saint-Germain vai até 2027.
Brasil perde sexto mata-mata seguido de Copa do Mundo para europeus