Lionel Messi comemorou com torcida gol que abriu caminho para vitória contra México
DYLAN MARTINEZ/REUTERS - 26.11.2022Lionel Messi viveu no último sábado (26) uma das noites mais agitadas de sua carreira. Em um tango de emoções afloradas, o camisa 10 viu a sua seleção perto de ficar fora das oitavas de final do Catar 2022, marcou o gol que abriu a vitória contra o México e ainda empatou com o ídolo Diego Maradona em jogos e gols em Copas do Mundo. Se ainda parece pouco, o craque fez com que seus “muchachos voltassem a acreditar”.
Essa é de novo a música tema da seleção argentina. Desde que ganharam a Copa América, em 2019, sobre o Brasil, no Maracanã, os hermanos cantam “Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar” (“rapazes, agora voltamos a acreditar”, em tradução livre). A canção foi o tom da festa no vestiário do estádio Lusail, depois da vitória sobre o México, pela segunda rodada do Grupo C. Vídeos nas redes sociais mostraram a reação dos comandados do técnico Lionel Scaloni.
Leia também
Além da sobrevida à albiceleste, Messi empatou com Maradona em número de jogos e gols em Copas do Mundo: 21 partidas e oito gols no total, em uma história que começou ainda na Alemanha 2006. Aos mais críticos, já mais calmos na Argentina, falta ainda o título, algo que Maradona conquistou no México 1986 — Maradona ainda disputou os Mundiais da Espanha 1982, Itália 1990 e EUA 1994.
Alemanha 2006: Argentina 6 x 0 Sérvia e Montenegro – 1 gol
África do Sul 2010: sem gols
Brasil 2014: Argentina 2 x 0 Bósnia Herzegovina – 1 gol
Brasil 2014: Argentina 1 x 0 Irã – 1 gol
Brasil 2014: Argentina 3 x 2 Nigéria – 2 gols
Rússia 2018: Argentina 2 x 1 Nigéria – 1 gol
Catar 2022: Argentina 1 x 2 Arábia Saudita – 1 gol
Catar 2022: Argentina 2 x 0 México –1 gol
Aos 18 minutos do segundo tempo, o jogador recebeu um passe de Di Maria e, sem marcação, avançou até a entrada da área e chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Ochoa. A vibração frente à torcida chamou a atenção e, o atleta não escondeu que estava emotivo naquele momento.
Lionel Messi ainda convive com a sombra da Copa do Mundo
PEDRO NUNES/REUTERS - 26.11.2022“Depois do gol, por toda a situação, a necessidade de defender o resultado de qualquer jeito e por que tínhamos que sair com os três pontos. Foi mesmo marcante. Depois ainda teve o golaço do Enzo [Fernandez]”, disse Messi, cercado de jornalistas do mundo inteiro, na saída dos vestiários.
O resultado deixou a Argentina dependendo apenas de si para não só avançar às oitavas de final, como também para passar a Polônia e conquistar o primeiro lugar na chave. Isso, em tese, significa um caminho mais fácil no mata-mata, contra o segundo lugar de um grupo com França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.
Para Messi, a equipe está pronta para encarar mais um desafio. O jogador reconheceu a pressão da torcida, dos fãs nos quatro cantos do planeta e da imprensa. Bem por isso, tratou de evitar fazer projeções mais alongadas.
“Este grupo está preparado para conseguir as coisas que merece. Demos um passo muito importante e vamos pensar pouco a pouco para tentarmos cumprir o nosso objetivo”, finalizou o jogador.
Antes de desembarcar em Doha, Messi chegou a dizer que irá “repensar muitas coisas” depois do Mundial. Por isso, aos 35 anos, o multicampeão trata de desfrutar aquela que pode ser a parte final da sua carreira e, ao mesmo tempo, se manter competitivo ao ponto de sonhar com o troféu que ainda é sua sombra.
A Argentina enfrentará a Polônia na quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), no estádio 974. Uma vitória simples dá a ela o primeiro lugar no Grupo C. No mesmo dia e horário, a Arábia Saudita pegará o México, no Lusail.
Confira as melhores imagens da partida entre Argentina e México no estádio Lusail