Itália e Alemanha podem ficar fora da Copa do Mundo de 2026; veja cenários
Italianos perderam para a Noruega e vão à repescagem; alemães fazem jogo decisivo nesta segunda (17)
Copa do Mundo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Duas das seleções mais vitoriosas da história da Copa do Mundo podem não disputar o Mundial em 2026. A Itália e a Alemanha vivem uma situação delicada nas Eliminatórias Europeias.
A Azurra foi goleada por 4 a 1 para a Noruega e ficou com a segunda colocação do Grupo I, dependendo, agora, da repescagem europeia para se classificar pelo terceiro ano consecutivo.
A seleção italiana ficou fora das últimas duas Copas em uma situação similar. O time foi eliminado pela Macedônia do Norte, em 2022, e pela Suécia, em 2018. Desde 2006, quando foi campeã pela última vez, a Itália não avança para as oitavas de uma Copa, caindo na fase de grupos tanto em 2010 quanto em 2014.
Alemanha precisa de empate para se classificar
Já os alemães encaram a Eslováquia, nesta segunda-feira (17), às 16h45, para definir a liderança do grupo A. Na primeira partida entre as duas seleções nas qualificatórias, a Alemanha saiu derrotada por 2 a 0.
As duas equipes estão empatadas com 12 pontos cada, mas a seleção alemã tem uma vantagem de três bolas na rede no saldo de gols. Caso perca, a Alemanha também terá que disputar a repescagem europeia.
Técnico da Itália diz que América do Sul tem muitas vagas para Copa
Na última quarta-feira (12), o atual técnico do time, Gattuso, que também participou da conquista do Mundial em 2006 como jogador, deu uma declaração polêmica sobre a distribuição de vagas para a Copa por continente. Segundo o ex-jogador, regiões como a África e a América do Sul tem muitas vagas, o que precisa ser repensado.
“Olhando para a tabela sul-americana, que tem 10 equipes, das quais seis se classificam, a sétima disputa um playoff contra a equipe da Oceania, essa é a decepção. Definitivamente temos que repensar as coisas. Quanto ao resto, meu foco está na partida de amanhã, não vou, além disso”, disse o técnico antes de enfrentar a Noruega.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
