Gana bate Coreia do Sul em jogo maluco e ainda sonha com vaga nas oitavas da Copa do Mundo
Seleção africana abriu 2 a 0, cedeu empate aos sul-coreanos, mas marcou no fim e confirmou a vitória. Kudus foi o nome da partida
Copa do Mundo|Pietro Otsuka, do R7
Gana e Coreia do Sul protagonizaram mais um jogo repleto de reviravoltas nesta Copa do Mundo do Catar. Pelo Grupo H, em partida no estádio Cidade da Educação, nesta segunda-feira (28), a seleção ganesa venceu por 3 a 2 depois de abrir 2 a 0 no primeiro tempo, levar o empate no início da etapa complementar e marcar no fim, para garantir sua primeira vitória no Mundial. Kudus (2x), Salisu e Cho Gue-sung (2x) balançaram a rede.
Com o resultado, Gana se recupera da derrota para Portugal na estreia do torneio e chega aos três pontos, ocupando momentaneamente a segunda colocação do grupo. Já a Coreia do Sul se distancia do sonho de avançar para ass oitavas de final e soma apenas um único ponto até aqui.
A eficiência de Gana
Quem começou melhor a partida no estádio Cidade da Educação foram os sul-coreanos. Com controle da posse de bola e buscando pressionar a saída de Gana, a equipe de Son e companhia rondava a meta de Ati-Zigi e teve até sete escanteios a favor nos primeiros 20 minutos. No entanto, quem foi mais eficiente foram os ganeses.
Aos 23', Jordan Ayew cobrou falta e, depois de confusão dentro da área, Salisu aproveitou a sobra para completar para o gol. Poucos minutos depois, aos 33', Ayew novamente alçou bola na área e encontrou Kudus, sozinho, que desviou de cabeça e estufou a rede de Kim Seung-Gyu.
Coreia do Sul tenta até o fim
Na volta do intervalo, o cenário se manteve: sul-coreanos com a bola e ganeses contra-atacando em velocidade. A única diferença é que, na etapa complementar, a Coreia do Sul conseguiu traduzir a posse em gols. Aos 12', Lee Kang-In fez valer a pressão na saída de Gana e recuperou a bola, já emendando cruzamento que terminou com um cabeceio certeiro de Cho Gue-sung.
Três minutos depois, aos 15', Cho Gue-sung subiu no terceiro andar depois de novo cruzamento e testou firme, mandando a bola e o goleiro Ati-Zigi para dentro do gol e deixando tudo igual no placar. A reação sul-coreana parecia caminhar até para uma possível virada, mas Kudus, de novo, tratou de jogar o balde de água fria no ímpeto dos asiáticos, balançando a rede aos 22'.
Mesmo depois do terceiro gol sofrido, a Coreia do Sul, valente, tentou até o último minuto e levantava seus torcedores a cada chegada ao ataque, especialmente com bolas alçadas na área, mas Gana conseguiu manter o perigo longe da meta de Ati-Zigi.
Próximos confrontos
Coreia do Sul e Gana voltam a campo na próxima sexta-feira (2), pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Os sul-coreanos enfrentam Portugal, às 14h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação. No mesmo horário, no estádio Al Janoub, Gana encara o Uruguai.
FICHA TÉCNICA
Coreia do Sul 2 X 3 Gana
Local: estádio Cidade da Educação, em Al-Rayyan (Catar)
Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Assistentes: Gary Beswick (ING) e Adam Nunn (ING)
VAR: Kevin Ortega (PER)
COREIA DO SUL: Kim Seung-gyu; Kim Moon-hwan, Kim Min-jae, Kim Young-gwon, Kim Jin-su; Hwang In-beom, Jung Woo-young, Kwon Chang-hoon; Cho Gue-sung, Jeong Woo-yeong, Son Heung-min.
Técnico: Paulo Bento
GANA: Lawrence Ati-Zigi; Lamptey, Daniel Amartey, Mohammed Salisu, Mensah; Thomas Partey, Salis Abdul Samed, Mohammed Kudus; André Ayew, Iñaki Williams e Jordan Ayew.
Técnico: Otto Addo
Coreia do Sul X Gana: veja as melhores fotos do jogo da Copa