Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É hora de dar tchau! Alemanha vence de virada, mas está eliminada da Copa do Mundo

Em jogo dramático, os alemães bateram a Costa Rica por 4 a 2. Assim como em 2018, a seleção caiu logo na primeira fase

Copa do Mundo|Gabriel Herbelha*, Do R7

Neuer, campeão com a Alemanha em 2014, lamenta a eliminação
Neuer, campeão com a Alemanha em 2014, lamenta a eliminação Neuer, campeão com a Alemanha em 2014, lamenta a eliminação

Pela segunda vez consecutiva, a Alemanha está eliminada logo na primeira fase da Copa do Mundo. A vitória de virada por 4 a 2 contra a Costa Rica, nesta quinta-feira (1º), deixou a seleção empatada em pontos com a Espanha, que tinha a vantagem do saldo de gols.

Em uma partida eletrizante, em que a Alemanha saiu na frente, os costa-riquenhos viraram o placar, mas perderam a vantagem após três gols alemães. Com o resultado, as duas seleções se despediram do Mundial.

Ao fim das três rodadas do Grupo E, o Japão terminou na liderança, com seis pontos, e a Espanha, classificada em segundo, com quatro. De fora da disputa, a Alemanha ficou com os mesmos quatro pontos, e a Costa Rica, com três e o último lugar.

O jogo

Os primeiros minutos de jogo precederam um sentimento de que a Costa Rica iria levar mais uma goleada nesta Copa do Mundo, após ter perdido de 7 a 0 para a Espanha na primeira rodada.

Publicidade

Durante os 45 minutos iniciais, a Alemanha dominou completamente as ações de jogo. Foram 12 chutes, sendo quatro deles ao gol, e 70% da posse de bola.

Por mais de uma vez, os jogadores alemães trocaram passes dentro da pequena área costa-riquenha, tamanha a desorganização do adversário.

Publicidade

O único gol da primeira etapa veio em um boa jogada construída pelo lado esquerdo do campo, em que Musiala carregou a bola por dentro e a tocou para Raum, que, de primeira, fez um bom cruzamento para que Gnabry cabeceasse no canto direito do gol.

“Los Ticos”, como é carinhosamente apelidada a seleção da Costa Rica, tiveram uma chance de ouro, daquelas que não costumam aparecer duas vezes no mesmo jogo, de empatar a partida.

Publicidade

Numa lambança coletiva da dupla de zaga, Süle e Rudiger, que fazem uma Copa muito irregular, Keysher Fuller, em um lance aparentemente inofensivo, conseguiu ficar cara a cara com Neuer e obrigou o goleiro alemão a realizar uma boa defesa, com ajuda do reflexo.

Na volta do intervalo, com a classificação garantida momentaneamente, a Alemanha adotou uma tática mais conservadora e deu mais espaço para os adversários.

Mas, no outro jogo da rodada, o Japão resolveu aprontar e virou o jogo contra a Espanha, roubando a vaga alemã.

E o futebol, com seus roteiros improváveis, pregou mais uma peça. 

Comemoração do primeiro gol da Costa Rica
Comemoração do primeiro gol da Costa Rica Comemoração do primeiro gol da Costa Rica

No contra-ataque após um erro alemão no meio-campo, a Costa Rica conseguiu fazer o cruzamento na área; Neuer bateu roupa, espalmou para a frente, e Tejeda fuzilou para o fundo da rede. Reação latina!

E o empate animou os costa-riquenhos.

Aos 25 minutos do segundo tempo, com uma bola longa lançada na área, a Costa Rica ganhou duas disputas no ar e viu Neuer sair destrambelhado para dividir a bola com Juan Vargas. Na confusão, o goleiro deu um toque involuntário para dentro do gol. O estádio Al Bayt virou um pandemônio com o resultado parcial.

O surrealismo da classificação costa-riquenha durou pouco, e Kai Havertz, que veio do banco, evitou o vexame alemão.

Três minutos após a virada, Havertz empatou a partida. Aos 38, com um cruzamento de Gnabry que passou por toda a pequena área, o jogador do Chelsea também estava lá para concluir.

Mas o semblante alemão, mesmo com a virada, era apático, pois eles dependiam da vitória espanhola para se classificar.

Antes da eliminação ser decretada, houve tempo para que Füllkrug marcasse o quarto gol alemão no jogo e garantisse os três pontos.

Füllkrug, inclusive, se despede da Copa como um dos poucos destaques individuais da Alemanha. O centroavante de 29 anos fez dois gols e deu uma assistência durante o torneio.

Minutos antes do apito final da partida, o jogo simultâneo, entre Japão e Espanha, chegou ao fim. A vitória nipônica decretou a eliminação alemã, pela segunda vez seguida, na fase de grupos.

Ainda no campo, tanto os jogadores alemães quanto os costa-riquenhos ficaram com o semblante baixo, lamentando as eliminações.

Para as duas seleções, será necessária uma grande renovação, que passa por rejuvenescer o elenco, sacar medalhões e voltar do zero.

FICHA TÉCNICA

Costa Rica x Alemanha

Local: estádio Al Bayt, Al Khor, Catar

Data e hora: quinta-feira (1º), às 16h (horário de Brasília)

Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)

Assistentes: Neuza Back (BRA) e Karen Diaz Medina (MEX)

VAR: Drew Fischer (CAN)

Gols: Serge Gnabry (ALE), Kai Havertz (2x) (ALE) e Füllkrug (ALE); Tejeda (CRC) e Vargas (CRC).

Costa Rica: Keylor Navas; Keysher Fuller (Johan Venegas), Juan Pablo Vargas, Kendall Waston, Óscar Duarte Bryan Oviedo (Anthony Contreras); Yeltsin Tejeda (Roan Wilson), Brandon Aguilera (Youstin Salas), Celso Borges, Joel Campbell; Johan Venegas (Ronald Matarrita).

Técnico: Luis Fernando Suárez

Alemanha: Manuel Neuer; Antonio Rüdiger, Niklas Süle (Matthias Ginter), David Raum (Mario Gotze), Joshua Kimmich; Ilkay Gundogan (Niclas Fullkrug), Jamal Musiala, Leon Goretzka (Lukas Klostermann); Leroy Sané, Serge Gnabry, Thomas Müller (Kai Havertz).

Técnico: Hans Flick

*Estagiário do R7, sob supervisão de

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.