Derrota da Espanha facilita caminho do Brasil rumo ao hexa
Se o Uruguai não vencer Gana nesta sexta (2), a seleção brasileira poderá chegar à semifinal sem ter encontrado campeões mundiais
Copa do Mundo|Do R7
A derrota da Espanha por 2 a 1 para o Japão, no jogo que fechou a terceira rodada do Grupo E, acabou beneficiando a seleção brasileira.
Com o resultado, os espanhóis caíram para o segundo lugar da chave e saíram do caminho do Brasil nas quartas de final. De quebra, ainda tiraram a Alemanha, tetracampeã que despachou o Brasil no Mundial de 2014, no fatídico 7 a 1 no estádio do Mineirão.
Com o primeiro lugar praticamente garantido no Grupo G, o Brasil deve pegar nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo H, que será definido nesta sexta-feira (2), na partida entre Gana e Uruguai, às 12h (horário de Brasília).
Gana tem três pontos; o Uruguai, um. Quem vencer deverá passar em segundo lugar, ou os ganeses avançarão se empatarem. Isso porque Portugal, líder da chave, com seis pontos, pegará a Coreia do Sul, que só tem um, e, pela lógica (mas essa Copa já cansou de ter zebras), os portugueses não perderão a partida.
Logo, Brasil X Gana ou Brasil X Uruguai nas oitavas.
Vencendo, a seleção brasileira vai encarar quem passar entre Japão e Croácia — jogo no qual estaria a Espanha, se não tivesse perdido nesta quinta-feira (1º).
Apesar de os croatas serem os atuais vice-campeões mundiais e terem o meia Modric, teoricamente é mais fácil enfrentá-los do que à Espanha, campeã em 2010 e com uma seleção jovem e habilidosa.
Da mesma forma, os japoneses mostraram um incrível poder de reação no Catar e viraram o placar contra duas seleções favoritas, a Alemanha e a Espanha, mas são mais frágeis que os espanhóis.
Se o Uruguai não vencer Gana nesta sexta-feira, o Brasil poderá chegar à semifinal do Mundial sem ter enfrentado um único campeão do mundo.
Entre os possíveis adversários na semifinal estaria um único campeão do mundo: nossa vizinha Argentina.
Os argentinos pegam a Austrália nas oitavas e o vencedor de Holanda X Estados Unidos nas quartas.