Copa do Mundo Craques da Copa: um dos melhores goleiros da história, Manuel Neuer tenta o bicampeonato mundial

Craques da Copa: um dos melhores goleiros da história, Manuel Neuer tenta o bicampeonato mundial

Gigante de 1,93 m é um dos remanescentes do título de 2014; no Bayern de Munique, não perde um Alemão há dez anos

  • Copa do Mundo | Do R7

Arte R7

Manuel Neuer é o nome da seleção alemã nesta Copa do Mundo de 2022. Apesar de não trazer boas lembranças para a maioria dos brasileiros, o time da Alemanha passou por renovações e, daquele time do fatídico 7 a 1 da semifinal de 2014, poucos nomes seguiram na equipe — e um deles é o goleiro titular.

O hoje arqueiro do Bayern de Munique nasceu na cidade de Gelsenkirchen, que fica a oeste da capital alemã, Berlim. Após mais de dez anos atuando nas categorias de base do Schalke 04, Neuer assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em 2005.

Neuer foi se destacando em partidas importantes, e em junho de 2011, após muitas especulações, foi oficializada sua contratação pelo Bayern de Munique, com um valor estimado em 18 milhões de euros. Até hoje o goleiro está no clube.

Não à toa, o arqueiro é considerado um dos melhores do mundo. Em janeiro de 2014, Neuer ganhou a luva de ouro da Fifa, muitos pontos à frente do italiano Gianluigi Buffon. Também foi um dos três finalistas da premiação máxima do futebol mundial, o Fifa Ballon d'Or de 2014, em que ficou na terceira posição.

Desde a chegada de Neuer, o Bayern não sabe o que é perder um Campeonato Alemão

Desde a chegada de Neuer, o Bayern não sabe o que é perder um Campeonato Alemão

REUTERS/Annegret Hilse

Desde que chegou ao Bayern, o clube não passou uma temporada sequer sem levantar o título de campeão nacional. No total, o arqueiro já levantou a taça da Bundesliga dez vezes. E empilha ainda outros títulos na sua coleção. São cinco Copas da Alemanha, seis Supercopas da Alemanha, duas Champions League e dois Mundiais de Clube da Fifa.

Pela seleção, Neuer atuou em todas as categorias de base, desde o Sub-18, antes de aparecer entre os onze da equipe principal. A estreia pela seleção principal ocorreu em junho de 2009, contra os Emirados Árabes, durante uma série de jogos da Alemanha na Ásia.

No ano seguinte, foi convocado pelo então técnico da seleção, Joachim Löw, para a Copa do Mundo, na África do Sul. Titular em todas as partidas, durante a fase de grupos sofreu apenas um gol, no jogo contra a Sérvia. Os alemães acabaram derrotados pela Espanha nas semifinais, e os espanhóis viriam a ser campeões mundiais.

Neuer passou por toda a base da seleção alemã e estreou pela equipe principal em 2009

Neuer passou por toda a base da seleção alemã e estreou pela equipe principal em 2009

Reprodução/Instagram/@manuelneuer

Novamente titular na Copa do Mundo de 2014, o goleiro se consagrou campeão mundial, e a Alemanha chegava ao quarto título em Copas do Mundo. Foi premiado com a Luva de Ouro de melhor goleiro do certame.

Na Eurocopa de 2016, o arqueiro assumiu a capitania da equipe no lugar de Bastian Schweinsteiger nas partidas em que este não atuou entre os titulares. Após a aposentadoria do então colega de equipe, Neuer assumiu a braçadeira em definitivo.

Vestindo a camisa da seleção, Neuer já ganhou uma Eurocopa nas categorias de base e conquistou a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil.

As marcas pessoais do alemão também impressionam. A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) já elegeu Neuer como o Melhor Goleiro do Mundo em cinco oportunidades. Tanto a Uefa quanto a Fifa concordaram e escolheram o alemão como o Melhor Goleiro do Mundo na temporada 2019-20.

Atualmente, o arqueiro tem contrato até 2024 com o Bayern de Munique. Na foto de anúncio da renovação, Neuer posa na frente de alguns dos títulos que conquistou com o clube.

Veja a publicação feita pelo Bayern e pelo jogador:

Porém, não somente de futebol vive o ídolo da seleção alemã. Além de goleiro, o camisa 1 da Alemanha está envolvido em causas filantrópicas. Neuer atua no combate à homofobia no futebol e na defesa dos direitos das crianças por meio da fundação chamada Manuel Neuer Kids.

No mês passado, Neuer também se envolveu em uma cena inusitada revelada pela imprensa local. O goleiro acabou esquecendo a carteira em um táxi e foi surpreendido pelo motorista com os pertences intactos e, como retorno, deu uma camisa autografada.

No entanto, o taxista esperava mais e se revoltou com o presente do jogador. "Essa recompensa é uma piada", disse o motorista. Com base nas leis do país e pelas contas do jornal alemão, uma camisa assinada pelo goleiro vale muito mais do que a possível recompensa que o taxista poderia receber.

Uniformes da Copa: veja as camisas já lançadas pelas seleções

Últimas