Chance para Daniel Alves? Tite deve quebrar a cabeça para substituir Danilo na Copa do Mundo
Jogador de 39 anos e com 12 jogos na temporada na liga mexicana foi grande polêmica na convocação para o Catar 2022
Copa do Mundo|Do R7
Sem Danilo nem Neymar para os dois próximos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o técnico Tite deverá quebrar a cabeça para escalar a equipe antes dos confrontos contra Suíça e Camarões. O lateral-direito titular foi diagnosticado nesta sexta-feira (25) com uma lesão no tornozelo esquerdo mais séria do que parecia. Daniel Alves pinta como um dos candidatos à vaga.
O próximo compromisso da seleção brasileira é na segunda-feira, às 13h (de Brasília), contra os suíços. Quatro dias depois, às 16h, o time encerra a participação na primeira fase, contra os camaroneses.
Daniel Alves, de 39 anos, foi a grande polêmica entre os 26 convocados do técnico Tite. O jogador estava sem atuar, já que o seu time, o Pumas, foi eliminado nos campeonatos mexicanos, por onde fez apenas 12 jogos na temporada. Mais do que isso, o atleta não engata uma sequência boa de partidas desde os tempos do São Paulo, clube que deixou em setembro de 2021. Ainda assim, o atleta, que tem a confiança do técnico Tite, foi chamado para o Catar 2022.
“A convocação do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental”, discursou Tite, ainda no dia 7 deste mês, quando anunciou os convocados.
Figurinha carimbada na seleção brasileira, Daniel Alves não participou da Copa do Mundo de 2018 justamente porque estava machucado. Quando se recuperou, continuou sendo chamado, mesmo com um futebol abaixo do apresentado nos tempos do Barcelona. A explicação era que a sua liderança e experiência poderiam contribuir para um grupo tão jovem.
Por outro lado, há a possibilidade de Éder Militão atuar na lateral-direita. Zagueiro de origem, ele costuma fazer as vezes na posição no Real Madrid e esporadicamente, em momentos específicos, na seleção brasileira. A preocupação maior nessa alternativa seria se um dos zagueiros, Thiago Silva ou Marquinhos, tiver algum problema — Bremer é o quarto defensor à disposição no elenco.
Leia também
A entrada de Militão pode ajudar também na composição do meio-campo. Bruno Guimarães é o jogador da posição para substituir o atleta na criação dos lances, com Everton Ribeiro correndo por fora. Se Fred não voltar aos 11 que começam a partida, a possibilidade de se ter um zagueiro na lateral-direita aumenta.
Danilo caminhava sem dificuldade na saída da vitória contra a Sérvia, na quinta (24), no estádio Lusail. O próprio jogador havia dito que "tudo não havia passado de um susto depois que inventou de atacar" em um lance. Neymar, com o tornozelo inchado, gerava mais preocupação. O camisa 10 saiu de cabeça baixa, semblante abatido e mancando bastante.
Em vídeo divulgado pela CBF, o médico Rodrigo Lasmar explicou a lesão dos dois jogadores e, ao contrário da informação que se tem, disse que a evolução é dia a dia. Por isso, os dois estariam oficialmente fora do próximo jogo apenas.
“Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, juntamente com um pequeno edema ósseo e uma lesão medial no tornozelo esquerdo do Danilo. Os jogadores continuam em tratamento. É muito importante termos muita calma e tranquilidade, até porque a nossa avaliação será diária, para que nós tenhamos informações e tomemos as melhores decisões a partir disso”, disse Lasmar.
Voo do Pombo e CR7 histórico! Veja imagens que marcaram um dia da Copa do Mundo