Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes

Acampamento feito de contêineres sofre sem torcedores antes da semi

Diárias no local chegam a custar R$ 2.200 e são alternativa para luxuosos hotéis no Catar 2022; marroquinos estão empolgados

Copa do Mundo|André Avelar, do R7, em Doha, no Catar

O que deveria estar pulsante, com a expectativa de classificação para a final sentida por todos os lados, anda vazio e sem graça. Um acampamento de contêineres, feito para receber hóspedes no Catar 2022, sofre com a falta de vibração de torcedores às vésperas das semifinais. Alguns argentinos e marroquinos apenas dão o ar da graça na Vila de Contêineres, como o lugar é oficialmente chamado pela Fifa.

A organização da Copa estima receber um público total 1,2 milhão de turistas do início até a grande final, no domingo (18), no estádio Lusail. Como alternativa aos caríssimos e luxuosos hotéis da capital, Doha, os quartos feitos de contêiner, os mesmos usados em navios de carga, foram opção mais em conta. Ainda assim, a diária de um padrão trê-estrelas pode custar até 400 dólares (cerca de R$ 2.200 na cotação atual).

Leia também

À medida que a Copa do Mundo se afunila, é natural que grande parte dos torcedores das seleções eliminadas deixe o país-sede. Por outro lado, outros tantos aficionados chegam exatamente para a fase final do mata-mata e até dizem que "a Copa do Mundo começa só nas oitavas". Não foi o que se viu na limpa, organizada e segura free zone, a 6 km do aeroporto internacional de Hamad.

Torcedores continuaram em Doha com classificações do Marrocos
Torcedores continuaram em Doha com classificações do Marrocos

Nos arredores da capital, Doha, há uma dezena de vilas que obedecem ao mesmo padrão. São acomodações de estilo casual, quase de um acampamento, com boa infraestrutura de quartos duplos e banheiros privativos. Há ainda uma mínima cozinha para guardar snacks, café e chá. Para suportar o calor que bate incessantemente no metal, ar-condicionado na cabine, com termostato independente.


Os locais têm recepção 24 horas por dia, serviço de limpeza duas vezes por semana e, em geral, estão próximos a locais de transporte público. Já longe dos quatro jogos no mesmo dia, os telões para assistir às partidas aguardam os próximos confrontos e as quadras de futebol society e basquete esperam o Sol se pôr para alguém se aventurar em alguma atividade.

Em uma longa caminhada pelas ruas da vila, foi possível ver alguns marroquinos empolgados com a partida da próxima quarta-feira, quando o time enfrentará a França. Pela primeira vez um time africano está na semifinal e conta com torcedores já hospedados e alguns outros fazendo check-in. Um casal com a bandeira do país explicou com as mãos e em árabe que foi ficando após as vitórias.


“Espanha… Portugal… França… final. Vamos ficando”, foi o que conseguiu explicar Matuz, claramente empolgado com a sua seleção.

Quartos contam com banheiro privativo, microcozinha e ar-condicionado independente
Quartos contam com banheiro privativo, microcozinha e ar-condicionado independente

Também na semifinal, os argentinos se faziam presentes na vila e nos food trucks, com um mate na mão, jogando conversa fora.


“Estávamos na Copa no Brasil também. Copacabana. Lá era melhor, muito melhor”, brincou Marco Martínez, torcedor do Independiente de Avellaneda.

Argentina e Croácia disputam a primeira semifinal nesta terça, no Lusail. O vencedor vai encarar quem avançar de França e Marrocos, que se enfrentam na quarta, no Al Bayt. As duas partidas acontecem às 16 horas (de Brasília).

Show de fofura! Famílias dos jogadores assistem aos jogos da arquibancada

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.