Seleções que se enfrentam em Brasília ficarão hospedadas em hotéis vizinhos
Apenas uma cerca separa equipes adversárias
Copa do Mundo 2014|Do R7*

Mais perto do que imaginam. As oito seleções de futebol que irão atuar em partidas pela primeira fase da Copa do Mundo em Brasília não serão vizinhas apenas no vestiário. Ambos à beira do Lago Paranoá e próximos ao Palácio do Alvorada, residência oficial da presidente da República, apenas uma cerca separa os hotéis das comitivas.
De um lado do muro o Brasília Palace Hotel, com classificação em quatro estrelas, projetado por Oscar Niemeyer e fundado em 1958 pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, que receberá a seleção brasileira, já abriga o Equador e espera por Costa do Marfim e Gana. Do outro lado da cerca, o Royal Tulip Brasília Alvorada, cinco estrelas, estão os respectivos adversários: Camarões, Suíça, Colômbia e Portugal.
Com 153 apartamentos, o hotel em que a seleção brasileira ficará hospedada conta com dois painéis do artista plástico Athos Bulcão, que tem diversas obras espalhadas pela capital federal, como no Teatro Nacional e na Catedral de Brasília. Um dos painéis fica no salão de eventos do Brasília Palace Hotel, frequentemente usado para eventos corporativos e festas, e pode ser alugado por até R$ 12 mil.
Operação contra invasão
A três semanas do início da Copa do Mundo, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal fez hoje (23), pelo Lago Paranoá, uma simulação de combate a um ataque a um dos dois hotéis que vão receber seleções durante o Mundial.
De acordo com o capitão Leonardo Santos, comandante do grupamento de operações ambientais, normalmente, sete policiais do Batalhão da Polícia Ambiental fazem a ronda no lago. Durante a Copa, o efetivo mais que triplicou.
Durante a ação, que simulou quatro tipos de abordagens, os militares interceptaram uma lancha que tentava ultrapassar uma área demarcada por boias nas proximidades do hotel. Segundo Santos, será permitida a aproximação de embarcações, desde que respeitados os limites.
— A gente orienta o pessoal que, se tiver curiosidade de chegar mais próximo para tentar ver alguma coisa, não tem problema, desde que não tente transpor o limite determinado pela Polícia Militar e os demais órgãos de segurança.
Chegada, saída e horário dos jogos
Equador:
Chegada: 13/06
Saída: 15/06
Suíça:
Chegada 13/06
Saída 15/06
Equador x Suíça: 15/06 – 13h
Colômbia:
Chegada: 17/06
Saída: 19/06
Costa do Marfim:
Chegada: 17/06
Saída: 19/06
Colômbia x Costa do Marfim: 19/06 – 13h
Camarões:
Chegada: 22/06
Saída: 24/06
Brasil:
Chegada: 21/06
Saída: 23/06
Camarões x Brasil: 23/06 – 17h
Gana:
Chegada: 24/06
Saída: 27/06
Portugal:
Chegada: 24/06
Saída: 26/06
Gana x Portugal: 26/06 – 13h
*Colaborou Douglas Lemos, estagiário do R7 DF