Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Croata é suspenso da Copa por gesto fascista

Josip Simunic teve suspensão de dez jogos confirmada e ficará de fora do evento no Brasil

Copa do Mundo 2014|

Jogador defendeu a seleção nas Copas de 2002 e 2006
Jogador defendeu a seleção nas Copas de 2002 e 2006 Jogador defendeu a seleção nas Copas de 2002 e 2006

Josip Simunic, que causou grande polêmica ao entoar gritos de inspiração fascista depois da classificação da Croácia para a Copa do Mundo no Brasil, teve sua suspensão de dez jogos confirmada e não poderá disputar o Mundial, anunciou a Fifa nesta quarta-feira.

"A Comissão de recursos da Fifa rejeitou a apelação de Simunic e confirmou o julgamento da Comissão disciplinar pronunciado em 12 de dezembro de 2013", informou a entidade.

A seleção croata enfrentará justamente o Brasil na partida de abertura do torneio, na qual também não poderá contar com o atacante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, que está suspenso por um jogo, mas poderá atuar no resto da competição.

Simunic, por sua vez, sequer poderá estar presente no estádio nos dez jogos em que está suspenso, e ainda terá que pagar uma multa de 30.000 francos suíços (24.000 euros).

Publicidade

No julgamento de 12 de dezembro, a comissão disciplinar havia relatado que o jogador "entoou, com a multidão, um grito croata que era usado durante a segunda guerra mundial pelo movimento fascista Ustacha", que chegou a colaborar com os nazistas.

Este grito, segundo a Fifa, "é discriminatório e atenta contra a dignidade de um grupo de pessoas, por motivos, entre outros, de raça, religião ou origem".

Publicidade

No dia 19 de novembro, depois da vitória por 2 a 0 da Croácia contra a Islândia que selou a classificação para a Copa, Simunic pegou um microfone do estádio e lançou três vezes este grito "Pela Pátria!", ao qual alguns torcedores respondiam "Prontos!"

O zagueiro de 35 anos, que atua no Dínamo de Zagreb, já foi multado em 3.200 euros pela justiça croata. Na sua defesa, chegou a alegar que desconhecia o significado ou a origem deste grito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.