Convocado no último amistoso antes da Copa 2010, Grafite dá conselhos a Alan Kardec
Atacante vivia ótima temporada no Campeonato Alemão antes de ser lembrado por Dunga
Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7

Grafite conhece bem a ansiedade que toma conta de um jogador de futebol na véspera de uma convocação da seleção brasileira. O atacante, hoje no Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, foi lembrado por Dunga apenas no último amistoso antes da lista final para a Copa 2010. Quatro anos depois, o atleta aproveita para dar algumas dicas para Alan Kardec, do Palmeiras, e outros postulantes a uma vaga na lista que Luiz Felipe Scolari divulga nesta segunda-feira (24), para o amistoso contra a África do Sul, em Johanesburgo.
Campeão Alemão com o Wolfsburg na temporada 2008/2009, artilheiro da competição com 28 gols e melhor jogador do torneio, o atacante, claro, sonhava em vestir a amarelinha e figurar entre 23 convocados para a primeira copa em solo africano. Apesar da fase imponente, Grafite brigava com feras na posição como Adriano e Vagner Love (ambos no Flamengo na época) e um tal de Neymar, que já dava seus primeiros dribles no Santos e contava com enorme apoio da torcida.
— Claro que existia uma expectativa de ser chamado para a seleção por tudo que eu estava fazendo, mas acabou demorando um pouco e veio só no último amistoso da seleção. Estava no melhor momento da minha carreira na Europa e ficava aquela ansiedade. É um sonhe de todos os jogadores.
Presidentes de Palmeiras e Santos fazem lobby por seus atacantes na seleção brasileira
Grafite foi convocado para a vitória por 2 a 0 no amistoso contra a Irlanda, em março de 2010, em Londres, na Inglaterra. O atacante entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Adriano e deu um lindo passe de calcanhar para Robinho marcar o segundo do Brasil. Ali Dunga teve a certeza de que o jogador ex-Goiás e São Paulo merecia uma vaga na Copa. Luís Fabiano, Robinho e Nilmar também foram lembrados na convocação final. No Mundial, faltou melhor sorte para o atacante e a seleção brasileira. Grafite jogou apenas cinco minutos do empate sem gols contra Portugal, e a equipe acabou eliminada nas quartas de final para a Holanda.
Felipão poderá trocar sete nomes da lista da Copa por deficiência técnica
Por toda sua história, Grafite não se intromete na lista de Felipão, mas acredita que ainda dá tempo para jogadores mostrarem serviço na última convocação antes do anúncio dos nomes que vão buscar o hexacampeonato. Além de Alan Kardec, Leandro Damião (Santos), Hernane (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG) sonham com uma vaga. Fred (Fluminense), titular absoluto na campanha vitoriosa da Copa das Confederações, sofre com sucessivas lesões musculares. O camisa 9 atuou em apenas cinco partidas em 2014 e fez um gol.
— O importante é continuar sempre indo bem no seu clube, estar focado e ter a certeza de que se esta fazendo um bom trabalho. O treinador da seleção estará acompanhando. Acho que temos grandes atacantes para a função e quem o treinador chamar, a seleção estará bem servida.
Há duas semanas, Felipão convocou 16 jogadores que atuam fora do País para o amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, em Johanesburgo. Nesta segunda-feira (24), o treinador promete chamar mais três ou quatro atletas que atuam no Brasil. A lista final para a Copa do Mundo sai em 7 de maio.