Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Conselheiros do São Paulo protocolam pedido de impeachment contra Julio Casares

Crise política do clube se agravou na última semana após denúncia da venda ilegal para shows no MorumBis

Futebol|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Conselheiros do São Paulo protocolam pedido de impeachment contra o presidente Julio Casares.
  • A crise se intensificou após denúncias de venda ilegal de ingressos para shows no MorumBis.
  • O pedido de impeachment conta com 58 assinaturas, incluindo conselheiros da situação e da oposição.
  • Se destituído, o vice-presidente Harry Massis Junior assume, com nova eleição prevista para 2026.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente Julio Casares está participando da seleção de reforços (Rubens Chiri/São Paulo)

A crise política que afeta o São Paulo ganhou novos desdobramentos nesta terça-feira. Após noticiado o inquérito que apura eventuais desvios de valores em vendas de atletas, membros do Conselho Deliberativo tricolor protocolaram um pedido de impeachment contra o presidente Julio Casares.

Na última semana, também veio à tona uma denúncia de que membros da diretoria do São Paulo estavam vendendo indevidamente ingressos para shows musicais no MorumBis.


Em publicação feita nas redes sociais, o grupo Frente Democrática afirma que o pedido conta com a assinatura de 58 conselheiros, sendo 13 pertencentes a núcleos da situação e três do grupo Legião, ligado ao ex-diretor Carlos Belmonte.

O processo para que uma votação de impeachment aconteça tem alguns ritos a serem cumpridos. A partir do recebimento do pedido, o presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres, tem 30 dias para convocar uma reunião extraordinária para debater o assunto. Se for levado a votação, o impeachment precisa do voto favorável de maioria qualificada, dois terços do Conselho (171 votos dos 255 possíveis) para impor um afastamento provisório do presidente.


Em até 30 dias após a votação do Conselho uma Assembleia Geral de sócios do clube deverá ser instituída para ratificar a decisão do Conselho Deliberativo. Nesta instância, basta maioria simples.

Se Julio Casares for destituído, quem assume a presidência do São Paulo é o vice-presidente Harry Massis Junior. Uma nova eleição para o comando do time está marcada para o fim de 2026. No clube do Morumbi, a votação para presidente é indireta. São os conselheiros que elegem o novo mandatário.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.