Conmebol proíbe bandeirões e sinalizadores na Copa Libertadores
Entidade sul-americana aumenta o número de itens que torcedores estão impedidos de levar para os jogos do torneio a partir deste ano
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) proibiu a entrada de bandeirões, sinalizadores — muito comuns em jogos que envolvem clubes brasileiros — e outros instrumentos em jogos da Copa Libertadores. Subiu de 18 para 21 o número de itens que não podem ser levados para as arenas. Algumas medidas já estão em vigor nesta edição do torneio.
As restrições foram definidas após os casos de violência ocorridos na última final da competição entre os argentinos River Plate e Boca Juniors — a segunda partida da decisão foi disputada em Madri após ataques da torcida do River ao ônibus que levava a delegação do Boca ao estádio Monumental de Nuñez.
COSME RÍMOLI: O mundo acompanha a selvagem e vergonhosa Libertadores
A entidade sul-americana determinou que sejam retiradas das arenas esportivas bandeiras que ultrapassem as dimensões estabelecidas pela Fifa — 1,5 m de comprimento por 1 m de largura — e os suportes usados pelos torcedores.
Leia também
Seleção colombiana nega ter feito proposta para Felipão nos últimos meses
Os bastidores da confusão envolvendo Felipão e a Colômbia
Neymar e Barcelona fazem plano para volta do atacante, diz rádio
Pepe volta ao Porto dez anos depois de trocar clube por Real Madrid
Gabigol, Pepe, Modric: o que já rolou no Vaivém desta terça-feira
Haverá equipes de fiscalização em todas as entradas dos estádios para avaliar o material transportado pelas torcidas e medi-los, se necessário. As regras também serão aplicadas nas divisões entre as arquibancadas, onde normalmente as bandeiras são suspensas.
Mais rigor para evitar a violência
O rigor deverá ser ainda maior a partir de 2021. A Conmebol exigirá um sistema de venda de ingressos online com identificação dos dados do comprador. Os estádios deverão dispor de assentos para que os torcedores não assistam aos jogos em pé.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
O rosto dos torcedores também deverá estar visível. Não poderá ser utilizado nada que esconda as feições daqueles que estiverem nos estádios nos jogos da Copa Libertadores.
Desta forma, autoridades de todos as nações filiadas poderão barrar torcedores que tenham a entrada proibida em seus respectivos países.
Copa América e muito mais! Confira aqui o calendário esportivo de 2019: