Conheça Grealish, jogador do Manchester City que causou ira de Felipe Melo no Mundial
Atletas do Fluminense acusaram o inglês de gritar 'olé' durante a final, vencida pelos Citizens por 4 a 0; ele nega as provocações
Futebol|Do R7, com informações da Agência Estado
Jack Grealish é como um David Beckham da sua geração. Aos 28 anos e com fama de marrento, o inglês comemorou o quinto troféu do Manchester City no ano, depois da vitória por 4 a 0 contra o Fluminense no Mundial de Clubes. Grealish, que surgiu no Aston Villa, foi apontado como pivô da confusão na final contra o time de Fernando Diniz.
O ponta chegou ao City em agosto de 2021. Na época, foi a contratação mais cara do futebol inglês: custou 117 milhões de euros (R$ 630 milhões, atualmente) aos cofres do clube.
Entretanto, o começo foi decepcionante. Jogou pouco no time de Pep Guardiola e, quando entrou, em 35 partidas, foram apenas cinco gols e três assistências. Mesmo com desempenho ruim, fora de campo, ele faturava. Em 2022, Grealish fechou contrato milionário com uma marca italiana de luxo.
O jogo virou a partir da temporada 2022/2023. Com mais tempo em campo, o inglês passou a ser peça importante no esquema do City. "Agora é o Jack que pensávamos. Os fãs do Aston Villa conhecem esse Jack. Agora ele tem mais minutos. A forma como se comportou no início, quando não estava jogando, foi excepcional", elogiou Pep Guardiola, em abril deste ano.
Na temporada, foram 50 jogos, 5 gols e 12 assistências. As participações em gols subiram de 0,22 por jogo para 0,34. "A forma como ele nos dá o ritmo para jogar e fazer passes extras. Não poderia imaginar, com o grande nome que ele é e o preço que o clube pagou para tê-lo, essa humildade de correr como um adolescente", avaliou Guardiola no fim da temporada.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
'Dono' das maiores panturrilhas do futebol
O ponta fez parte do elenco vice-campeão da Eurocopa 2020 e esteve com a Inglaterra na Copa do Mundo do Catar 2022. O que chamou atenção nas redes foi o tamanho das panturrilhas, maiores das dos demais atletas em campo. Os meiões, no caso de Grealish, ficam abaixados, quase no tornozelo, com caneleiras pequenas.
Jogador nega ter dito 'olé' e começado briga com atletas do Fluminense
A confusão que marcou o final da partida entre Fluminense e Manchester City teria começado após provocações feitas pelo meio-campista inglês, segundo relato dos jogadores do clube carioca.
"Aquele Grealish é um desrespeitoso. Joga em uma seleção, é um grande jogador, mas é um desrespeitoso. Ele começou a gritar 'olé' no final, e, claro, todos os nossos jogadores ficaram irritados", afirmou Felipe Melo, que disse ter ido para cima do inglês para defender um companheiro.
"Quando acabou o jogo, ele foi para cima do Martinelli. Ele escolheu um pequenininho e estava falando com o Martinelli testa a testa. Eu fui para cima dele", disse o zagueiro. "Eu o empurrei. O Walker [lateral inglês] chegou por trás e me empurrou também. Eu fui para cima deles. Eu fui defender um companheiro meu", completa.
A fala repercutiu e chegou ao jogador. Em publicação feita no X, antigo Twitter, ele respondeu: "Eu não disse 'olé' uma vez sequer", ressaltou.
Depois do jogo, Grealish não deu entrevistas e saiu "escoltado" por Bernardo Silva e Halaand, em tom de brincadeira. No Instagram, ele "Ignorou" a polêmica e preferiu compartilhar registros da conquista: postou uma foto com o troféu do Mundial de Clubes e celebrou os cinco títulos vencidos pelo City em 2023 (Campeonato Inglês, Champions League, Copa da Inglaterra, Supercopa da Uefa e Mundial).
Felipe Melo briga com jogador do Manchester City após a partida; confira imagens da confusão