Conheça Cauã Machado, protagonista da base do Botafogo convocado para seleção
Projeto da base do Fogão tem ampliado e melhorado nos últimos anos, conforme explicado pelo técnico Douglas Coelho
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Botafogo revelou muitos jogadores que fizeram história pela seleção brasileira, como Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos, entre outros. Contudo, há anos, um jogador da base do Glorioso não se destaca com a camisa da amarelinha. Recentemente, o clube tem buscado melhorar e ampliar as categorias de base e o resultado já é visível.
A seleção brasileira sub-15, que disputa o Campeonato Sul-Americano da categoria, tem dois jogadores do Botafogo: o goleiro Bruninho Samudio e o meia-atacante Cauã Machado. Os jovens atletas já tinham sido convocado para representar o país na Copa Dois de Julho, há dois meses, que terminou com a vitória brasileira.
Cria do Fogão, Cauã Machado é o destaque ofensivo da equipe do Botafogo sub-15. Em entrevista ao R7, o treinador da categoria, Douglas Coelho, disse que o jovem está buscando ser protagonista do time, com gols, assistências e a criação de situações de equilíbrio, fundamentais para a movimentação do time.
“O Cauã tem como característica marcante o 1 contra 1, é um jogador que toca muito o ritmo, que consegue ter um espaço bem curto para dominar o adversário. É um jogador imprevisível que pode jogar tanto na parte interna como externa do campo, o tempo todo ele gera desequilíbrio”, disse o treinador.
Segundo o técnico, o trabalho principal realizado com o jogador é para que ele se torne um líder da equipe e possa surpreender a qualquer momento da partida com jogadas criativas.
“O Cauã é um pouco mais na dele, mas demonstra muito entendimento das coisas, seja do jogo ou da vida pessoal, tem opinião sempre formada”, afirma Coelho.
Base do Botafogo passou por uma evolução
A chegada da SAF no Botafogo não só contribuiu para a melhora do time profissional como para a ampliação das categorias de base do clube. O exemplo mais recente deste investimento foi a inauguração de um espaço exclusivo no CT dedicado à base com mais de 15 salas para os departamentos multidisciplinares e uma estrutura de vestiário exclusiva para os jovens atletas.
Conforme divulgado pelo Glorioso, no dia 14 de julho, a nova infraestrutura conta com refeitório personalizado, auditório, sala de reunião, fisioterapia, consultório médico, coordenação técnica, comissão, sala de treinador, vestiário, rouparia, massoterapia, entre outros.
“A base do Botafogo passou por um processo de evolução muito grande acompanhada por entender o nosso contexto, os jogadores que nós temos, e através disso buscar meios de atender às necessidades dos atletas e aprimorar individualmente as capacidades desses atletas e o cuidado mental com esses jogadores”, explicou o técnico Douglas Coelho.
A convocação dos atletas do Glorioso para representar a seleção brasileira é um motivo de orgulho para toda a equipe e faz parte do processo de desenvolvimento da base do time. Segundo o técnico, é a realização de um sonho que passa pelas mãos de muitas pessoas.
“Para atuar no Botafogo, o jogador tem que ter sentimento de Botafogo, de pertencimento, de entrega, de se adaptar nas adversidades, de acreditar sempre no trabalho, de evoluir a equipe e de querer evoluir”, concluiu o técnico.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp