Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Com Vitor Roque, Palmeiras consolida liderança e faz São Paulo estacionar à beira do Z4

Verdão vence Choque-Rei por 1 a 0 com gol nos acréscimos; rodada ainda teve goleadas envolvendo Cruzeiro e Internacional

Futebol|Do R7

Vitor Roque marca no final e consolida liderança do Palmeiras Dvulgação/Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste domingo (11), na Arena Barueri, em clássico válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de Vitor Roque, nos acréscimos, consolidou a liderança do Verdão e impôs ao Tricolor sua primeira derrota na competição, deixando o time de Luis Zubeldía na 16ª posição, à beira da zona de rebaixamento.

A rodada ainda teve goleadas. De um lado, com o Cruzeiro, que emplacou a terceira vitória consecutiva depois de aplicar 4 a 0 sobre o Sport, o lanterna da competição. Do outro, com o Internacional, que sofreu a terceira derrota seguida na temporada, desta vez para o Botafogo, por 4 a 0.

Leia mais

Gol decisivo

O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, mostrou organização tática e aproveitou bem seu elenco, considerado o mais forte da era do treinador português. Mesmo com cinco alterações na escalação em relação ao último jogo, o Verdão dominou o Choque-Rei.

Com 54% de posse de bola e 15 finalizações contra 6 do São Paulo, o time pressionou desde o início, mas esbarrou na falta de precisão nas conclusões. A entrada de Vitor Roque, que marcou o gol da vitória após validação do VAR, foi decisiva.


“Muito feliz pela vitória. Gol é consequência do trabalho em equipe, não desistimos nem um minuto”, disse o atacante, que dedicou o gol à mãe, Hercília. Foi o terceiro jogo consecutivo em que ele balançou as redes.

A vitória mantém o Palmeiras na ponta do Brasileirão, após já ter garantido a liderança no grupo na Libertadores com antecedência.


O jogo, porém, teve polêmica. Abel Ferreira foi expulso aos 16 minutos do segundo tempo por reclamação contra a arbitragem, após um lance em que Alan Franco, do São Paulo, puxou o pé de Estêvão.

O treinador cumprirá suspensão no próximo jogo pelo Brasileirão, contra o Bragantino, no domingo (18), mas antes o Verdão enfrenta o Bolívar pela Libertadores, no Allianz Parque, na quarta-feira (14).


Perda de fôlego

Do outro lado, o São Paulo vive um momento de contrastes. Líder do Grupo D na Libertadores com 10 pontos e próximo de garantir vaga nas oitavas, o Tricolor patina no Campeonato Brasileiro.

Até o clássico, era o único invicto, mas com seis empates e apenas uma vitória em sete rodadas. A derrota para o Palmeiras deixou o time com 9 pontos, na 16ª colocação, próximo do Z-4.

A falta de regularidade nas escalações, com desfalques de Lucas Moura e Oscar, e a maratona de jogos têm sido entraves. No clássico, o São Paulo pouco criou, limitando-se a lances esporádicos, como uma cabeçada de Ferreira no primeiro tempo e uma chance de Oscar na etapa final.

“São 38 datas, é uma maratona, terá êxito o time de melhor elenco, com mais recursos... Quiçá podemos estar nisso. As copas se podem ganhar equipes que não necessariamente têm elencos grandes. Vamos em busca do mais alto possível no Brasileirão e veremos no último mês, mês e meio, onde estaremos”, disse o técnico Zubeldía depois do jogo.

O São Paulo recebe o Libertad, no Morumbi, pela Libertadores, na quarta-feira, às 21h30. Uma vitória pode selar a liderança do grupo e a classificação antecipada.

São Paulo perde a primeira e se aproxima do Z-4 no Brasileirão Divulgação/Rubens Chiri/São Paulo FC

Cruzeiro embalado e Inter aos tropeços

O Cruzeiro goleou o Sport por 4 a 0, na Ilha do Retiro, com gols de Christian, Kaio Jorge e Matheus Pereira (duas vezes). Foi a terceira vitória consecutiva do time, que alcançou 16 pontos e se consolidou no G-4 do Brasileirão.

Sob o comando de Leonardo Jardim, a equipe mineira mudou de postura em campo, com mais movimentação e intensidade. Jogadores como Kaio Jorge, com cinco gols na competição, e Matheus Pereira, que retomou o protagonismo após polêmicas, têm sido peças-chave. A goleada é a maior de um visitante na atual edição da competição até agora.

A equipe de Jardim volta a campo nesta quarta-feira (14), às 21h30, em jogo dentro de casa contra o Palestino, do Chile, pela Sul-Americana. O próximo confronto no Brasileirão é contra o Atlético-MG, também em casa, no domingo, às 20h30.

O Internacional, por outro lado, foi vítima de outra goleada. O time perrdeu por 4 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos, na terceira derrota consecutiva entre Brasileirão e Libertadores até aqui.

O técnico Roger Machado optou por poupar jogadores importantes como Vitão, Bernabei, Fernando e Alan Patrick, priorizando o confronto decisivo pela Libertadores contra o Nacional, no Uruguai, na quinta-feira (15), às 19h. A equipe bastante modificada teve dificuldades e sofreu gols de Igor Jesus, Artur, Cuiabano e Alex Telles.

“Não queríamos que essa goleada afetasse a preparação para o jogo decisivo de quinta-feira”, disse Roger, destacando a fragilidade defensiva da equipe, com 11 gols sofridos nos últimos três jogos.

Com 9 pontos, o Inter está em 13º lugar no Brasileirão, dois pontos acima do Z-4 e três atrás do G-6. “Estamos decepcionados, assim como os torcedores. Precisamos encontrar soluções para recuperar o equilíbrio”, completou o treinador.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.