Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Com técnica, raça e equilíbrio, Fla supera Del Valle e besteira de Arão

Rubro-negro exibe talento e obediência ao técnico, compensa a expulsão do meia por pé no peito de Caicedo, bate os bons rivais por 3 a 0 e leva outra taça

Futebol|Eduardo Marini, do R7

Gabigol lidera o 'bonde' da festa pela terceira taça em apenas onze dias
Gabigol lidera o 'bonde' da festa pela terceira taça em apenas onze dias

Flamengo três, Independiente Del Valle, do Equador, zero, no Maracanã, noite de quarta-feira (26).

Flamengo campeão da Recopa 2020.

Setenta mil pagantes no estádio.

Terceiro título rubro-negro no intervalo de dez dias neste início de ano.


Uma falta bisonha Willian Arão em Caicedo, aos 19 minutos do primeiro tempo, ameaçou dificultar uma partida que o Flamengo tornava fácil com seu futebol agressivo.

Mas a equipe, uma vez mais, mostrou maturidade, dedicação, disciplina e talento para superar a adversidade e conquistar mais uma taça.


O primeiro tempo pode ser dividido em duas partes. A primeira foi até o pé no peito estúpido de Arão em Caicedo, aos 19 minutos, que gerou a expulsão do volante rubro-negro. A segunda, do cartão vermelho até o intervalo.

Após a expulsão, o Flamengo, acostumado a espremer adversários em seus campos de defesa, recuou e passou a correr atrás do Del Valle. Apesar disso, conseguiu segurar o placar até o final da primeira etapa.


O técnico Jorge Jesus pareceu se equivocar ao escolher Pedro para sair, substituído pelo volante Thiago Maia na recomposição do buraco deixado por Arão. O atacante ajudava a segurar parte da ótima equipe equatoriana na defesa, diminuindo o ímpeto das saídas adversárias.

Naquele momento, a melhor opção para sacar do time parecia ser Arrascaeta, que não jogava mal, mas cumpria uma missão tática pela esquerda sem brilho e grandes resultados objetivos. O desenrolar da partida acabaria por premiar uma vez mais, no entanto, as escolhas do português.

Leia também

O Del Valle começou o segundo tempo pressionando, como terminou o primeiro, mas o Flamengo voltou mais organizado, com Gerson, liberado pela atuação correta de Thiago Maia, movimentando-se muito entre o meio campo e o ataque. Curiosamente, passou a brilhar após a expulsão de Arão e se transformou em um dos destaques da partida, ao lado de Gabigol.

A boa atuação de Gerson foi premiada com dois gols. O primeiro veio aos 16 minutos da etapa final, após bela arrancada de Gabigol. Os dois foram os melhores da partida.

Gabigol fez mais um grande jogo com a camisa do Flamengo
Gabigol fez mais um grande jogo com a camisa do Flamengo

A partir do segundo gol, o rubro-negro, extremamente bem posicionado em campo, apesar da desvantagem de um jogador, passou a administrar o desespero do Del Valle à espera de uma chance para encaixar o contra-ataque mortal que definiria a partida.

E ele, o contra-ataque, de manual, veio aos 43 da etapa final.

Gabigol lançou Vitinho, que havia entrado muito bem no lugar de Arrascaeta. O atacante partiu para a área adversária e rolou para Gerson, que chutou cruzado, fez o terceiro, seu segundo na partida, e fechou a excelente atuação.

Quando Arão foi expulso, a definição do jogo a favor do Flamengo parecia questão de minutos. Tudo levava a crer que o rubro-negro garantiria o título ainda no primeiro tempo. Engano.

Mas, com tranquilidade e confiança, o time brasileiro mostrou porque tem sobrado na turma do futebol brasileiro nos últimos meses.

Com dedicação, equilíbrio e extrema aplicação tática, administrou a partida como desejou e conquistou mais uma taça. E, como vem acontecendo nos últimos meses, a noite terminou com memes da mais do que alimentada torcida rubro-negra e gritos, no Maraca, de “olê, olê, olê, Mister, Mister”. Com o ego no teto, JJ não escondeu a satisfação.

O técnico português declarou dias atrás que jamais comandou um elenco “tão amigo” quanto o rubro-negro em toda a sua carreira. Parece verdade: titulares e reservas o obedecem e executam seus comandos de maneira exemplar.

Um elenco excelente plenamente controlado e guiado por um técnico criativo e ousado.

Na indigência atual do futebol brasileiro, tinha mesmo que dar no que está dando.

Ao menos por enquanto, torcer contra é tarefa difícil.

Com gol de Jesus, City vira sobre o Real Madrid. Juve perde do Lyon

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.