Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com tantos elogios da imprensa, parece que Fla venceu Liverpool

'Decisão de igual para igual', 'Fla rompe paradigmas' e 'orgulho do tamanho do mundo' glamourizaram derrota do time rubro-negro na final do Mundial

Futebol|André Avelar, do R7

Flamengo criou poucas chances efetivas de gol na final contra o Liverpool
Flamengo criou poucas chances efetivas de gol na final contra o Liverpool Flamengo criou poucas chances efetivas de gol na final contra o Liverpool

Os telejornais falavam de uma “batalha equilibradíssima” e de um time que “caiu de pé”. Até aí, tudo bem. No capacho da porta de casa, as letras garrafais de “decisão de igual para igual” e “Fla rompe paradigmas”. Depois de certa estranheza, uma olhada por demais jornais do Brasil chegou a deixar dúvidas se o Liverpool havia mesmo vencido o Flamengo, no último sábado (21), no Mundial de Clubes. Isso pelo festival de “orgulho do tamanho do mundo” e “bicampeonato mundial adiado” de parte da imprensa.

A pedida isenção jornalística deixou a desejar nas bancas e determinados portais de notícias. Não houve esse “glamour da derrota”. Sem torcer contra ou a favor, rever a final do Mundial de Clubes com calma, friamente, longe de fanáticos e fanatismos, seria um tanto mais prudente. Só nos primeiros minutos dos dois tempos regulamentares, Roberto Firmino perdeu chances claras de gol, que poderiam muito bem acabar com as chances do Flamengo. Isso sem falar nos momentos de brilho de Salah e Mané, esses menos inspirados do que de costume.

Outras quatro, cinco chances reais de gol dos ingleses e o bom time rubro-negro desmoronou. As investidas no ataque passaram a ser ainda mais raras e a equipe pareceu esperar o fim da prorrogação. Antes, a posse de bola maior pode ter dado essa falsa impressão de tamanho equilíbrio, já que ninguém se enganou com uma bicicleta de Gabigol e os dribles para a linha de fundo de Bruno Henrique — Lincoln, sim, chutou por cima do gol a chance de empate. Se pesou o número de jogos de um ou de outro, não importava mais quando a bola passou a rolar.

De volta ao âmbito jornalístico, as mesas-redondas foram intermináveis. Tudo estava armado para uma festa que não aconteceu e seria dificílima de acontecer pelas diferenças de valores e competitividade dos elencos. As justificativas em geral recaíram sobre as substituições de Jorge Jesus: Arrascaeta e Everton Ribeiro deram lugar a Vitinho e Diego. E nada mudou. O Liverpool continuou sendo melhor e, pasmem, ganhou com justiça. Não há troféu de consolação. O Flamengo não ensinou como se joga... Nada disso.

Publicidade

As redes sociais traduziram a discordância do torcedor com o que era falado. O humorista Daniel Furlan exagerou na dose e arremessou um controle na TV. O jornalista Amauri Segalla disse que a "imprensa esportiva quer transformar a derrota do Flamengo em algo épico. Não foi épico coisa alguma".

Leia também

Bacana o papel do Flamengo, campeão Brasileiro e da Libertadores mas, não adianta forçar uma barra para vender notícia, o time rubro-negro não brigaria pelo título da Premier League.

Publicidade

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Derrota do Flamengo no Mundial vira piada na internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.