Com 'mãozinha' do árbitro, Real Madrid vence Kashima na prorrogação e fica com título do Mundial de Clubes
Cristiano Ronaldo marcou três vezes e foi fundamental na vitória por 4 a 2 diante dos japoneses
Futebol|Do R7

O Real Madrid é o campeão do Mundial de Clubes 2016. Na manhã deste domingo (18), o clube espanhol encarou o Kashima Antlers na decisão e não teve vida fácil diante dos japoneses, precisando da prorrogação para vencer o duelo e ficar com a taça. Depois de um empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, o Real mostrou a sua força nos 30 minutos seguintes, marcando duas vezes e vencendo por 4 a 2.
Blog do Sílvio Lancellotti: O murcho triunfo do Real Madrid no Japão
O grande nome da decisão foi o português Cristiano Ronaldo. Apesar de não ter feito uma partida notável, o camisa 7 mostrou seu poder de decisão ao marcar três vezes, sendo duas delas na prorrogação.
Quem também teve caráter decisivo na final foi o árbitro Janny Sikazwe, de Zâmbia. Ainda no tempo regulamentar, próximo do fim do jogo, o zagueiro Sérgio Ramos matou um contra-ataque do Kashima e pela regra teria que receber cartão amarelo, que seria o segundo e acabaria na expulsão do defensor. Sikazwe chegou a levar a mão ao bolso e quando viu que seria o segundo, voltou atrás na decisão, marcando apenas a falta. O lance poderia mudar o cenário da partida na prorrogação.
O jogo foi muito mais difícil do que qualquer torcedor do Real Madrid pensava, ainda mais depois do começo do time merengue. Logo aos 8 minutos, Benzema aproveitou falha do goleiro Sogahata para tirar o zero do marcador. Após o gol, o Real fez o que era esperado e apenas administrou o resultado. O problema foi que no fim do primeiro tempo, o Kashima chegou ao empate. Shibasaki contou com a falha de Varane para chutar forte e vencer Keylor Navas.
O início do segundo tempo chegou a ser ainda mais surpreendente. Em um forte chute de fora da área, Shibasaki voltou a marcar, colocando o Kashima Antlers na frente do marcador. O gol acordou o time do Real Madrid, que voltou a jogar a partida com mais seriedade. Minutos depois, Lucas Vazquez sofreu pênalti, que foi convertido com perfeição por Cristiano Ronaldo, dando números finais a partida. Fim de jogo e 2 a 2 no placar.
Na prorrogação, Cristiano Ronaldo mostrou porque é um dos melhores jogadores do mundo atualmente. O português mostrou seu poder de decisão ao marcar duas vezes e garantir o título madrilenho, o quinto do Real Madrid, entrando para a história como maior campeão do torneio.
Além da grande apresentação do Kashima, o clube japonês também faz história por atingir à melhor posição de um clube japonês na história dos mundiais e também por ser o primeiro time sem ser da Europa ou América do Sul a marcar em uma decisão.
Assista aos programas da Record no R7 Play
Mundial de Clubes da Fifa Como já é tradição, o ano se encerra com o Mundial Interclubes da Fifa. Mas, desta vez a bola não rola no Japão. A disputa que reúne os clubes campeões continentais será nos Emirados Árabes entre os dias 6 e 16 de dezembro ...
Mundial de Clubes da Fifa Como já é tradição, o ano se encerra com o Mundial Interclubes da Fifa. Mas, desta vez a bola não rola no Japão. A disputa que reúne os clubes campeões continentais será nos Emirados Árabes entre os dias 6 e 16 de dezembro R7 Play: Assista à Record onde e quando quiser