Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Com exigência de torcida única, Flamengo e Vasco pode acontecer fora do RJ

Clubes são contra decisão da Justiça do Rio e estudam alternativas para local da semifinal

Futebol|Do R7

Polêmica com torcidas tem movimentado clássico
Polêmica com torcidas tem movimentado clássico

A Justiça do Rio de Janeiro determinou na última sexta-feira que os clássicos do Campeonato Carioca acontecerão com torcida única. Ou seja, só será permitida a entrada de torcedores da equipe detentora do mando de campo. A decisão foi tomada depois da morte de um botafoguense antes do jogo contra o Flamengo, no entorno do estádio do Engenhão, no dia 12.

Laudo do IML aponta que torcedor do Botafogo foi morto por espeto de churrasco

A medida, no entanto, não foi bem aceita pelos clubes e pelo Governo do Estado, que através Secretaria Estadual de Esporte e Lazer decidiu recorrer conforme anunciou o secretário Thiago Pampolha. “Somos absolutamente contra essa decisão, considerando-a radical e anti-esportiva. Ela acaba com o próprio espírito do futebol. Os jogos têm que permanecer como são hoje, com duas torcidas. Conversei com o procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, pedindo para que entre com recurso”, afirmou.

Enquanto a apelação não é julgada, o duelo entre Flamengo e Vasco, válido pela semifinal da Taça Guanabara e que acontecerá no próximo sábado (25), ainda não tem local definido. Isso porque as duas diretorias mostraram-se contrárias à decisão da Justiça do Rio e planejam levar o clássico para fora do Estado caso a decisão seja mantida. Manaus e Brasília são os possíveis destinos.


“Os clubes não podem ser penalizados pelo fato de a polícia, de maneira geral, não dar garantia ao torcedor”, disse o presidente do Vasco, Eurico Miranda. “Não é dentro do estádio, é fora. Não é na cercania do estádio, é em todo o estado. A violência existe no estado inteiro e a polícia não dá garantidas”, afirmou o mandatário, que ainda ameaçou não levar o time do Vasco a campo caso a medida seja adotada.

Nesta segunda-feira (20), uma reunião na Federação Carioca de Futebol deverá definir o local da semifinal da Taça Guanabara. Se a liminar for cassada, o clássico será realizado no Engenhão. Caso contrário, o Clássico dos Milhões vai viajar.


São Paulo tem clássico com torcida única desde 2016

Em São Paulo, a determinação para torcida única em clássicos foi estabelecida em abril de 2016 após uma briga envolvendo torcedores de Palmeiras e Corinthians na zona leste da capital – na ocisão, um pedestre que passava pelo local foi morto. 


A determinação foi mantida para a atual temporada. Uma reunião entre representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Federação Paulista de Futebol, do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos quatro maiores clubes do Estado decidiu de unanimemente manter o acordo de uma torcida em jogos de maior apelo.

O Comando de Policiamento de Choque (CPChq) constatou que os embates entre torcidas rivais caíram 75%, o que reduziu o número de policiais para escolta das organizadas e o efetivo utilizado no entorno dos estádios.

R7 Esportes: Inscreva-se no canal do Youtube

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.