Com chegada de Saúl ao Flamengo, Brasileirão supera marca de 140 estrangeiros
Botafogo e Grêmio lideram ranking de ‘gringos’ no elenco; argentinos seguem como maioria absoluta
Futebol|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A chegada do meio-campista Saúl ao Flamengo é mais um marco da globalização do futebol brasileiro. O espanhol chega para suprir a saída de Gerson e será mais um entre tantos estrangeiros que atual na elite do futebol nacional: o Brasileirão. Segundo o site especializado Transfermarkt, com a contratação de Saúl, o Campeonato Brasileiro chegou a marca de 142 estrangeiros.
Além disso, o meia espanhol, que estava no Sevilla-ESP e teve passagem marcante pelo Atlético de Madrid, onde foi revelado, é apenas o 16º europeu a atuar na Série A. Além dos brasileiros, outras 17 nacionalidades estão presentes no Brasileirão, com a Argentina sendo o país que tem a maioria absoluta entre eles, com 44 atletas.
Leia mais
- Médico do Flamengo pode perder o emprego. Por garantir que De La Cruz tem ‘lesão crônica e irreparável’. Clube pagou R$ 102 milhões pelo meia
- Novo reforço do Flamengo, Saúl era dono do 2º maior salário no Atlético de Madri
- Com o espanhol Saúl já no Rio e Carrascal, fechado, o Flamengo está pronto para ‘jogar para ganhar a Libertadores’. Fim de dependência de Arrascaeta e De la Cruz
Ainda no Flamengo, o Rubro-Negro tem em seu elenco o gringo mais valioso do campeonato: Nico de la Cruz. O uruguaio, avaliado em 18 milhões de euros, foi contratado junto ao River Plate e está entre os destaques do time, apesar de sofrer com lesões nos últimos tempos e pouco entrar em campo.
Além do uruguaio e do espanhol, o Flamengo tem também o argentino Agustín Rossi, os uruguaios Matías Viña, Varela e Arrascaeta, além do chileno Pulgar e do equatoriano Gonzalo Plata. Jorginho, apesar de ter nascido no Brasil, é naturalizado italiano, e também entra na lista de gringos.
Apesar da forte presença de estrangeiros, o Flamengo não é o time que mais conta com jogadores de outras nacionalidades. Quem lidera o ranking são Botafogo e Grêmio, ambos com 11 atletas cada. O Fortaleza, com 10 estrangeiros, vem em terceiro. Com nove, temos Palmeiras, Corinthians, Internacional, São Paulo, Vasco, Fluminense e o Fla.
Quem menos tem gringos em seu elenco é o Mirassol, sensação do campeonato, que conta com apenas um atleta de fora do país.
Veja o ranking:
1- Argentina (44 atletas)
2- Uruguai (27 atletas)
3- Paraguai (15 atletas)
4- Colômbia (13 atletas)
5- Equador (9 atletas)
6- Portugal (8 atletas)
7- Venezuela (7 atletas
8- Chile (6 atletas)
9- Espanha (3 atletas)
Outros países: 10 atletas