Futebol Com 2 expulsos, Corinthians segura empate em casa contra o Grêmio

Com 2 expulsos, Corinthians segura empate em casa contra o Grêmio

Time alvinegro perde Marllon e Otero, mas suporta a pressão e fica no 0 a 0, em Itaquera, neste domingo (22), pela 22ª rodada do Brasileirão

  • Futebol | Do R7

Cássio salva o Corinthians de sofrer gol em finalização de Luiz Fernando

Cássio salva o Corinthians de sofrer gol em finalização de Luiz Fernando

DANILO FERNANDES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - 22.11.2020

Em um jogo nervoso, Corinthians e Grêmio empataram em 0 a 0, neste domingo (22), na Arena Neoquímica, em Itaquera, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro teve dois jogadores expulsos: o zagueiro Marllon, aos 29" do 1º tempo, e o meia Otero, aos 20" da 2ª etapa.

Com o placar, o time alvinegro chega aos 26 pontos e ocupa a 13ª posição da tabela. Apenas dois pontos separam o Corinthians do Atlético-GO, primeiro time do Z-4 e que ainda joga na rodada — na segunda-feira (23) contra o Sport, em Recife. Já o Grêmio agora é o oitavo colocado, com 34 pontos.

Leia também: Peres sofre impeachment e deixa a presidência do Santos

O time gaúcho teve a primeira boa chance do jogo em um cruzamento de Pepê que encontrou Luiz Fernando. O atacante desviou levemente, mas Cássio fez uma grande defesa e evitou o gol.

Aos 29 minutos, o zagueiro Marllon cometeu uma falta em Pepê e foi advertido com o cartão amarelo. No entanto, o árbitro Caio Max Augusto Vieira decidiu revogar o cartão e expulsar o defensor.

Leia também: São Paulo empata com Vasco e não "cola" em líderes do Brasileiro

Houve confusão, o VAR foi acionado para auxiliar o árbitro na manutenção ou não da sua decisão. Após rever a jogada e três minutos de bola parada, a expulsão foi mantida. Os jogadores corintianos reclamaram bastante.

Com um jogador a menos em campo, o treinador corintiano Vagner Mancini tirou o atacante Davó para colocar em seu lugar o zagueiro Bruno Méndez e recompor o sistema defensivo da equipe.

O jogo era tenso. Aos 41 minutos, o venezuelano Otero também foi advertido com o amarelo após disputa pelo alto com o colombiano Orejuela.

Dois minutos depois, o Grêmio criou boa jogada ofensiva e Diego Souza cruza para Luiz Fernando na área. Mas o zagueiro Gil consegue interceptar e evita o gol adversário.

Devido às paralisações, a arbitragem acresceu 8 minutos no primeiro tempo. Aos 51, o lateral corintiano Fagner arriscou após uma cobrança de escanteio e assustou a defesa gremista. A bola desviou em Bruno Cortez e bateu no lado de fora da rede.

Na volta do intervalo, o técnico Renato Gaúcho decidiu fazer alterações para tornar o Grêmio mais ofensivo. Ele trocou o lateral-esquerdo Bruno Cortez por Diogo Barboza e o volante Darlan pelo meia chileno Pinares,que fazia a sua estreia no time.

O Grêmio procurava entrar na área corintiana, mas não conseguia finalizar com perfeição no gol de Cássio novamente. Enquanto isso, o time paulista buscava as jogadas com Otero e Luan.

Aos 14 minutos, o meia Luan entrou na área do seu ex-time e conseguiu chutar com perigo, mas Orejuela salvou a equipe gremista.

Porém, o troco veio rápído. Aos 17 minutos, Luiz Fernando recebeu do lado esquerdo do campo e chutou firme. A bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.

Aos 20 minutos, a situação do Corinthians ficou ainda mais complicada com o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão do meia Otero, após cometer uma falta no atacante Luiz Fernando próximo da área.

Com mais uma baixa, o técnico Mancini promoveu novas mudanças: substituiu Cantillo por Xavier e Jonathan Cafu por Lucas Piton.

Confira a página do R7 Esportes no Facebook

Do outro lado, Renato Gaúcho sacou o lateral-direito Orejuela para colocar mais um atacante: o argentino Diego Churín. O Grêmio queria aproveitar a vantagem de 11 contra 9 em campo.

Mesmo inferiorizado no número de jogadores, aos 34 minutos, o Corinthians teve uma grande chance para abrir o placar em uma finalização de Fagner, mas o goleiro Vanderlei defendeu o chute do lateral-direito desferido da marca de pênalti.

Apesar das mexidas e das investidas ofensivas, o time gaúcho fazia muitos cruzamentos na área, mas nada que levasse perigo para o gol de Cássio.

Já o Corinthians, bem postado em campo, suportou a pressão do adversário e deixou o campo com um empate que, em razão das circunstâncias, pode ser considerado como positivo. 

Próximos jogos

O Corinthians voltará a campo na quarta-feira (25) para enfrentar o Coritiba, às 21h30, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Na quinta (26), às 21h30, o Grêmio enfrentará o Guaraní-PAR, em Assunção, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Ficha técnica

Corinthians: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Camacho), Cantillo (Xavier), Luan (Léo Natel) e Otero e Jonathan (Lucas Piton) Cafu; Davó (Bruno Méndez). Técnico: Vagner Mancini.

Grêmio: Vanderlei; Orejuela (Churín), Pedro Geromel, Rodrigues e Bruno Cortez (Diogo Barbosa); Darlan (Pinares), Mathes Henrique (Victor Ferraz) e Jean Pyerre (Isaque); Luiz Fernando, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Cartões amarelos: Cantillo, Otero (Cor), Darlan (Grê);

Cartões vermelhos: Marllon e Otero (Cor);

Juiz: Caio Max Augusto Vieira;

Local: Arena Neoquímica, em São Paulo (SP).

Confira os jogos dos campeonatos na Europa neste fim de semana:

Últimas