Com 2 expulsos, Corinthians segura empate em casa contra o Grêmio
Time alvinegro perde Marllon e Otero, mas suporta a pressão e fica no 0 a 0, em Itaquera, neste domingo (22), pela 22ª rodada do Brasileirão
Futebol|Do R7

Em um jogo nervoso, Corinthians e Grêmio empataram em 0 a 0, neste domingo (22), na Arena Neoquímica, em Itaquera, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro teve dois jogadores expulsos: o zagueiro Marllon, aos 29" do 1º tempo, e o meia Otero, aos 20" da 2ª etapa.
Com o placar, o time alvinegro chega aos 26 pontos e ocupa a 13ª posição da tabela. Apenas dois pontos separam o Corinthians do Atlético-GO, primeiro time do Z-4 e que ainda joga na rodada — na segunda-feira (23) contra o Sport, em Recife. Já o Grêmio agora é o oitavo colocado, com 34 pontos.
Leia também: Peres sofre impeachment e deixa a presidência do Santos
O time gaúcho teve a primeira boa chance do jogo em um cruzamento de Pepê que encontrou Luiz Fernando. O atacante desviou levemente, mas Cássio fez uma grande defesa e evitou o gol.
Aos 29 minutos, o zagueiro Marllon cometeu uma falta em Pepê e foi advertido com o cartão amarelo. No entanto, o árbitro Caio Max Augusto Vieira decidiu revogar o cartão e expulsar o defensor.
Leia também: São Paulo empata com Vasco e não "cola" em líderes do Brasileiro
Houve confusão, o VAR foi acionado para auxiliar o árbitro na manutenção ou não da sua decisão. Após rever a jogada e três minutos de bola parada, a expulsão foi mantida. Os jogadores corintianos reclamaram bastante.
Com um jogador a menos em campo, o treinador corintiano Vagner Mancini tirou o atacante Davó para colocar em seu lugar o zagueiro Bruno Méndez e recompor o sistema defensivo da equipe.
O jogo era tenso. Aos 41 minutos, o venezuelano Otero também foi advertido com o amarelo após disputa pelo alto com o colombiano Orejuela.
Dois minutos depois, o Grêmio criou boa jogada ofensiva e Diego Souza cruza para Luiz Fernando na área. Mas o zagueiro Gil consegue interceptar e evita o gol adversário.
Devido às paralisações, a arbitragem acresceu 8 minutos no primeiro tempo. Aos 51, o lateral corintiano Fagner arriscou após uma cobrança de escanteio e assustou a defesa gremista. A bola desviou em Bruno Cortez e bateu no lado de fora da rede.
Leia também
Na volta do intervalo, o técnico Renato Gaúcho decidiu fazer alterações para tornar o Grêmio mais ofensivo. Ele trocou o lateral-esquerdo Bruno Cortez por Diogo Barboza e o volante Darlan pelo meia chileno Pinares,que fazia a sua estreia no time.
O Grêmio procurava entrar na área corintiana, mas não conseguia finalizar com perfeição no gol de Cássio novamente. Enquanto isso, o time paulista buscava as jogadas com Otero e Luan.
Aos 14 minutos, o meia Luan entrou na área do seu ex-time e conseguiu chutar com perigo, mas Orejuela salvou a equipe gremista.
Porém, o troco veio rápído. Aos 17 minutos, Luiz Fernando recebeu do lado esquerdo do campo e chutou firme. A bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
Aos 20 minutos, a situação do Corinthians ficou ainda mais complicada com o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão do meia Otero, após cometer uma falta no atacante Luiz Fernando próximo da área.
Com mais uma baixa, o técnico Mancini promoveu novas mudanças: substituiu Cantillo por Xavier e Jonathan Cafu por Lucas Piton.
Confira a página do R7 Esportes no Facebook
Do outro lado, Renato Gaúcho sacou o lateral-direito Orejuela para colocar mais um atacante: o argentino Diego Churín. O Grêmio queria aproveitar a vantagem de 11 contra 9 em campo.
Mesmo inferiorizado no número de jogadores, aos 34 minutos, o Corinthians teve uma grande chance para abrir o placar em uma finalização de Fagner, mas o goleiro Vanderlei defendeu o chute do lateral-direito desferido da marca de pênalti.
Apesar das mexidas e das investidas ofensivas, o time gaúcho fazia muitos cruzamentos na área, mas nada que levasse perigo para o gol de Cássio.
Já o Corinthians, bem postado em campo, suportou a pressão do adversário e deixou o campo com um empate que, em razão das circunstâncias, pode ser considerado como positivo.
Próximos jogos
O Corinthians voltará a campo na quarta-feira (25) para enfrentar o Coritiba, às 21h30, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Na quinta (26), às 21h30, o Grêmio enfrentará o Guaraní-PAR, em Assunção, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Ficha técnica
Corinthians: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Camacho), Cantillo (Xavier), Luan (Léo Natel) e Otero e Jonathan (Lucas Piton) Cafu; Davó (Bruno Méndez). Técnico: Vagner Mancini.
Grêmio: Vanderlei; Orejuela (Churín), Pedro Geromel, Rodrigues e Bruno Cortez (Diogo Barbosa); Darlan (Pinares), Mathes Henrique (Victor Ferraz) e Jean Pyerre (Isaque); Luiz Fernando, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.
Cartões amarelos: Cantillo, Otero (Cor), Darlan (Grê);
Cartões vermelhos: Marllon e Otero (Cor);
Juiz: Caio Max Augusto Vieira;
Local: Arena Neoquímica, em São Paulo (SP).
Confira os jogos dos campeonatos na Europa neste fim de semana:
Após quatro jogos sem vitória, o Everton venceu mais uma no Campeonato Inglês, superando o Fulham por 3 a 2, neste domingo (22), no estádio Craven Cottage, em Londres. Com dois gols, o atacante Calvert-Lewin, do Everton, foi o destaque. Ele chegou à a...
Após quatro jogos sem vitória, o Everton venceu mais uma no Campeonato Inglês, superando o Fulham por 3 a 2, neste domingo (22), no estádio Craven Cottage, em Londres. Com dois gols, o atacante Calvert-Lewin, do Everton, foi o destaque. Ele chegou à artilharia da competição, com 10 gols. Doucouré ampliou para o time de Carlo Ancelotti. Para o Fulham, que jogou em casa, Bobby Reid e Loftus-Cheek fizeram os gols. O Everton subiu para a sexta colocação, com 16 pontos. Richarlison, com assistência para um gol, teve boa atuação, mas, por desgaste e questões táticas, foi substituído na etapa final por Sigurdsson. Outro brasileiro, Allan (foto), do Everton, também mostrou eficiência