Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBF lamenta suspensão de Brasil e Argentina e critica Anvisa

Em nota, entidade se disse surpresa com ação da agência, que interrompeu a partida: "Poderia ter agido nos dias anteriores ao jogo"

Futebol|Pietro Otsuka e André Avelar, do R7

Jogo foi paralisado aos cinco minutos de jogo e acabou suspenso. CBF criticou a Anvisa
Jogo foi paralisado aos cinco minutos de jogo e acabou suspenso. CBF criticou a Anvisa Jogo foi paralisado aos cinco minutos de jogo e acabou suspenso. CBF criticou a Anvisa

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se pronunciou após a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina neste domingo (5). Em nota, a entidade lamentou os acontecimentos na Neo Química Arena e criticou a ação da Anvisa, que interrompeu a partida para tentar retirar quatro jogadores argentinos que descumpriram o protocolo contra covid-19 do país. 

"A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo", afirmou a entidade.

O jogo foi interrompido logo aos quatro minutos de jogo. Em primeiro momento, os agentes de saúde discutiram com o delegado da partida, mas na sequência entraram no gramado e tentaram retirar os atletas Giovani Lo Celso, Emiliano Martínez, Cristian Romero e Emiliano Buendía.

Por conta do ocorrido, os jogadores argentinos se retiraram de campo e voltaram ao vestiário. A CBF e a Conmebol chegaram a costurar um acordo com o governo brasileiro para liberar os atletas para o duelo contra o Brasil. No entanto, a decisão não passou pela Anvisa, que deciciu pela interrupção da partida para retirar o quarteto que descumpriu os protocolos contra a covid-19.

Publicidade

Leia também

Além da crítica a ação da Anvisa, a CBF nega que tenha interferido em "qualquer ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país". 

Agora, a entidade aguarda a decisão que será tomada pela Fifa, autoridade máxima do futebol mundial. Em breve comunicado, a Fifa confirmou a suspensão da partida, mas ainda não definiu uma data para o novo confronto, assim como não afirmou se serão tomadas medidas contra a delegação argentina. 

Publicidade

Veja o comunicado da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta profundamente os fatos ocorridos e que acabaram por provocar a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

Publicidade

A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.

A CBF destaca ainda que em nenhum momento, por meio do Presidente interino, Ednaldo Rodrigues, ou de seus dirigentes, interferiu em qualquer ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país. O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.

A CBF reitera sua decepção com os acontecimentos e aguarda a decisão da CONMEBOL e da FIFA em relação à partida.

Veja como o mundo repercutiu o cancelamento de Brasil x Argentina

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.