Logo R7.com
Logo do PlayPlus

SAFs, clube-empresa e gestão pública: veja os modelos de gerenciamento dos times da fase decisiva do Paulistão

Clubes que podem ser ‘azarões’ da edição conquistam, pouco a pouco, espaços na elite do futebol brasileiro

Campeonato Paulista|RECORD

Conheça como funciona as gestões dos clubes classificados para as quartas do Paulistão
Conheça como funciona as gestões dos clubes classificados para as quartas do Paulistão Reprodução/Instagram

Mirassol, São Bernardo, Bragantino e Novorizontino são os adversários dos quatro times que mais venceram o Paulistão — Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo —, respectivamente, e a coincidência entre esses clubes vai além de enfrentar uma potência estadual.

Das quatro equipes, duas se transformaram em SAFs (Sociedade Anônima do Futebol), no caso, o Novorizontino em 2023 e o São Bernardo em 2019. Outro time que também passou a ser uma gestão privada foi o Bragantino, que virou um clube-empresa, mas em modelo limitado. Entre esses times, o Mirassol é o único que segue com uma gestão pública, ou seja, sem fins lucrativos.

Conheça as possíveis ‘zebras’ do Paulistão 2025

Desde a mudança de gestão, as equipes se transformaram em verdadeiras ‘pedras no sapato’ dos times de massa. O Tigre do Vale jogava a Série D do Brasileirão em 2020 e nas temporadas de 2023 e 2024 ficou entre os cinco primeiros da Série B.

Por pouco não conquistou o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time eliminou o São Paulo nas quartas de final do Paulistão 2024.


O São Bernardo, no âmbito nacional, disputa a Série C e quase conquistou o acesso nos últimos dois anos. O Bernô chegou a passar para a segunda fase do torneio, mas ficou pelo caminho.

No Paulistão, o time se classificou para a segunda parte da competição em 2022 e 2023, mas foi eliminado nas quartas de final. Na atual edição, o clube liderou o grupo do Palmeiras e é dono da segunda melhor campanha do campeonato.


A equipe do Bragantino, que está na elite do futebol brasileiro desde 2020, e não sabe o que é ficar de fora da segunda fase do Paulistão desde 2018. São oito edições ficando entre os oito melhores do campeonato e três temporadas avançando para as semifinais.

Já o Mirassol, que apesar de não ter uma gestão privada, soube administrar a venda de uma joia da base: o Luiz Araújo. O jogador foi vendido ao São Paulo em 2017 e, logo em seguida, foi transferido para o Lille, da França. Essas transferências renderam mais dinheiro aos cofres do time do interior. Quase todo o valor arrecadado foi investido em um novo CT.


Com o novo centro de treinamento, o clube que estava sem divisão em 2019, agora vai jogar a Série A do Brasileirão em 2025 e é o adversário do Corinthians no Paulistão 2025.

Não perca! Corinthians e Mirassol se enfrentam neste domingo (2), às 18h30 na tela da RECORD. Confira também a transmissão digital exclusiva no R7.com e no PlayPlus com o Desimpedidos em ação no pré-jogo às 17h30.

Veja também:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.