Palmeiras venceu o Corinthians nos últimos três clássicos
Cesar Greco / PalmeirasMais um capítulo do dérbi será escrito nesta quinta-feira (16), quando Corinthians e Palmeiras se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista.
Embora o Corinthians defenda os 100% de aproveitamento atuando diante do seu torcedor neste início de temporada, o Palmeiras tem a seu favor o retrospecto recente. Os números ficam ainda mais favoráveis se levarmos em conta apenas a atual década.
Os rivais se enfrentaram 12 vezes desde 2020 e o Palmeiras saiu vencedor em seis oportunidades, enquanto o Corinthians ganhou apenas dois jogos. Aconteceram ainda quatro empates.
A última vitória alvinegra foi em setembro de 2021, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Corinthians contou com uma jornada inspirada de Róger Guedes para bater o Palmeiras, por 2 a 1. Os dois gols foram marcados pelo atual camisa 10.
Além de Róger Guedes, sete jogadores que estão no atual elenco do Corinthians entraram em campo: o goleiro Cássio, o lateral-direito Fagner, o zagueiro Gil, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o volante Du Queiroz e os meias Renato Augusto e Giuliano.
Do lado do Palmeiras, além do técnico Abel Ferreira, continuam no elenco o goleiro Weverton, os zagueiros Luan e Gustavo Gómez, os volantes Zé Rafael e Gabriel Menino, além do atacante Dudu.
Desde então, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram três vezes e todas terminaram com vitória alviverde. O último confronto foi em agosto do ano passado, na Neo Química Arena. O Verdão bateu o Timão com um gol isolado de Roni.
No retrospecto geral, a vantagem também é do Palmeiras, com 133 vitórias contra 129 do Corinthians, além de 112 empates. Resta saber quem vai levar a melhor no capítulo 375 do dérbi.
Líder geral do Paulistão, Palmeiras não tem artilheiros no top 10; veja os goleadores