Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo do São Paulo tem três 'campeões paulistas' em 2021

Tricolor disputará vagas com o Novorizontino, campeão do interior, São Bernardo, campeão da A2, além da Ferroviária

Campeonato Paulista|André Avelar e Felippe Scozzafave, do R7

São Paulo superou o Palmeiras na final e foi campeão do Paulistão em 2021
São Paulo superou o Palmeiras na final e foi campeão do Paulistão em 2021 São Paulo superou o Palmeiras na final e foi campeão do Paulistão em 2021

A fase de grupos do Paulistão 2022 está definida. Em sorteio realizado nesta terça-feira (9), na sede da Federação Paulista de Futebol, ficou definido que o São Paulo, atual campeão, disputará vaga com outros dois times que também ergueram taças estaduais em 2021.

Em torneio que terá transmissão exclusiva da Record TV na TV aberta, o Tricolor caiu na mesma chave do Novorizontino, único time que o derrotou na edição passada. A equipe, aliás, foi a campeã paulista do interior, ao superar a Ponte Preta na final por 2 a 0.

Quem também está na disputa é o São Bernardo, campeão da Série A2 neste ano e que, com isso, conseguiu o acesso à primeira divisão.

Por outro lado, o São Paulo deu, ao menos para os mais supersticiosos, sorte. Isso porque o time caiu na mesma chave que em 2021, a B. E terá pela frente a Ferroviária, adversário com quem se classificou para as quartas de final. Na disputa, o Tricolor goleou o rival por 4 a 2 e se garantiu na semifinal da disputa.

Publicidade

Assim como na temporada passada, o maior estadual do país terá 12 rodadas na fase inicial, com times enfrentando apenas adversários das outras chaves. Líder e vice-líder dentro do mesmo grupo se enfrentarão em jogo único nas quartas de final — os dois piores da classificação geral serão rebaixados. As semifinais também serão em partidas únicas, com a final em confrontos de ida e volta.

O Paulistão 2022 será a 120ª edição do campeonato mais antigo do país. Do primeiro torneio, em 1902, até 2021, 18 clubes levantaram o cobiçado troféu.

Publicidade

Conheça um pouco mais dos quatro participantes do grupo:

São Paulo

Publicidade

O São Paulo encerrou um jejum de nove anos sem títulos com a conquista do último Paulistão. Mesmo assim, o Tricolor ainda segue pressionado por resultados melhores, já que passou o restante da temporada em branco, com eliminações amargas na temporada e ainda uma troca de treinador.

Ferroviária

A Ferroviária espera transformar as boas campanhas nas últimas Copas Paulista (foi finalista três vezes, tendo vencido uma, em 2017) em bons resultados também no Paulistão. A equipe de Fonte Luminosa, em Araraquara, voltou para a primeira divisão em 2016 e espera pelo menos avançar às quartas de final.

Novorizontino

Garantido na Série B do Campeonato Brasileiro, o Novorizontino vem embalado para repetir uma ótima campanha no Paulistão. Depois de mais de uma década sem um clube em Novo Horizonte, a nova direção já colheu bons frutos. Em 2017 e 2018, o time foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final, e sabe que esteve perto de fazer história.

São Bernardo

Campeão da A2 no último ano, o São Bernardo chega para o Paulistão embalado pelo acesso. Mas o clube do ABC sabe quanto esse caminho pode ser traiçoeiro. A estreia na elite do futebol estadual foi em 2011, quando terminou rebaixado. Nos últimos anos, o time teve bons trabalhos e por isso a expectativa para a competição em 2022.

Paulistão 2022: veja fotos do sorteio dos grupos do campeonato

" gallery_id="618a8b22416eb940c1000784" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/campeonato-paulista/grupo-do-sao-paulo-tem-tres-campeoes-paulistas-em-2021-29062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.