Paulistão

Futebol Paulistão 2022: veja como ficou a divisão dos times nos grupos

Paulistão 2022: veja como ficou a divisão dos times nos grupos

Início do maior torneio estadual do Brasil está marcado para 26 de janeiro. Record TV transmite com exclusividade na TV aberta

  • Futebol | André Avelar e Felippe Scozzafave, do R7

Resumindo a Notícia

  • Corinthians caiu no Grupo A, com Inter de Limeira, Guarani e Água Santa
  • Atual campeão, São Paulo está no Grupo B, com Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
  • Palmeiras está no Grupo C ao lado de Mirassol, Ituano e Botafogo
  • Santos caiu no Grupo D com Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André

A Federação Paulista de Futebol sorteou nesta terça-feira (9) os grupos do Paulistão 2022. Os 16 clubes partipantes foram divididos em quatro chaves de quatro equipes cada uma.

O Campeonato Paulista vai começar no dia 26 de janeiro de 2022 e vai terminar no dia 3 de abril com transmissão exclusiva da Record TV na TV aberta. A tabela com os jogos da primeira fase ainda será divulgada. Veja como ficaram os grupos:

Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Guarani e Água Santa

Grupo B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo

Grupo C: Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo

Grupo D: Santos, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André

Arte/R7

Sistema de disputa

Assim como na temporada passada, o maior estadual do país terá 12 rodadas na fase inicial, com times enfrentando apenas adversários das outras chaves. Líder e vice-líder dentro do mesmo grupo se enfrentarão em jogo único nas quartas de final — os dois piores da classificação geral serão rebaixados. As semifinais também serão em partidas únicas, com a final em confrontos de ida e volta.

Cosme: 'Clubes grandes disputarão o Paulistão com unhas e dentes'

Entre os grandes, o Santos terá a chave mais difícil. O Alvinegro está no Grupo D, ao lado de Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André.

Entre os outros grupos, o Corinthians está no A, ao lado de Inter de Limeira, Guarani e Água Santa. O atual campeão, São Paulo, disputará vaga com Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo. Já o Palmeiras terá pela frente Mirassol, Ituano e Botafogo.

Apesar de aparentemente estar na chave mais complicada, Lucas Braga, atacante do Santos, não acredita que isso seja um problema. Segundo ele, todos os 16 competidores podem levantar a taça: “O Paulistão é muito legal porque todos os times têm condições de estar numa final. A gente vai forte para essa competição”.

Sorteio dos grupos do Paulistão 2022 na sede da Federação Paulista de Futebol

Sorteio dos grupos do Paulistão 2022 na sede da Federação Paulista de Futebol

Edu Garcia/R7 - 09.11.2022

O goleiro Weverton, multicampeão com o Palmeiras, quer colocar mais um troféu em sua coleção: “Poder ganhar grandes títulos, por uma grande equipe, é o grande desejo de qualquer jogador". Já Carlos Miguel, goleiro do Corinthians, foi o único que cravou quem é o principal candidato ao título: “Todos os grupos são difíceis, mas posso dizer que o Corinthians é favorito.”

Luan, volante do São Paulo e autor de um dos gols na final de 2021, promete que o time estará focado em busca do bi: “O São Paulo está primeiro pensando na reta final do Brasileiro. Mas, da mesma forma que a gente encarou o Paulista neste ano, a gente vai encarar no ano que vem.”

O Paulistão 2022 será a 120ª edição do campeonato mais antigo do país. Do primeiro torneio, em 1902, até 2021, 18 clubes levantaram o cobiçado troféu.

Rivalidade à prova: relembre os últimos campeões do Paulistão

Últimas