Campeonato Paulista Gabriel Menino e Atuesta ganham nova chance com Abel no clássico; Jailson não sai do banco

Gabriel Menino e Atuesta ganham nova chance com Abel no clássico; Jailson não sai do banco

Tentando suprir a vaga deixada por Danilo, Abel Ferreira testou os dois volantes no empate com o São Paulo pelo Paulistão

Abel Ferreira e Gabriel Menino, do Palmeiras

Abel Ferreira e Gabriel Menino, do Palmeiras

Cesar Greco/Palmeiras

A escalação do Palmeiras no clássico contra o São Paulo neste domingo (22), pelo Campeonato Paulista, teve apenas uma mudança em relação às últimas rodadas: Gabriel Menino titular da posição de primeiro volante no lugar de Jailson, que foi para o banco.

Pelo esquema adotado por Abel Ferreira, Gabriel Menino teve mais obrigações defensivas do que ofensivas. A função do camisa 25 foi clara: anular Luciano e cobrir os avanços de Marcos Rocha, ambas bem cumpridas. O volante e o lateral, inclusive, fizeram uma boa dobradinha no primeiro tempo pela direita.

Antes do intervalo, Gabriel Menino ainda criou uma das poucas chances de perigo do primeiro tempo e talvez a melhor do Palmeiras. O volante exigiu boa defesa de Rafael em chute de longe, aparecendo como elemento surpresa num momento em que o São Paulo estava todo atrás da linha da bola.

A tarde de Gabriel Menino terminou aos 18 minutos do segundo tempo, quando Atuesta entrou em seu lugar. O colombiano, mais acostumado a atuar como segundo volante, deu uma nova cara ao meio-campo do Palmeiras.

Atuesta chegou a jogar à frente de Zé Rafael no trio do meio-campo, com o camisa 8 sendo o centro da articulação do time. Porém, com a nova configuração, o Palmeiras teve mais dificuldade na defesa e deu espaços que não havia dado no primeiro tempo. Além disso, o desempenho de Marcos Rocha caiu durante a reta final da partida.

Quem não foi observado no clássico foi Jailson, titular do Palmeiras nos dois primeiros jogos da temporada. O volante, com características mais defensivas que o concorrente, até foi prejudicado pelo estilo de jogo, já que Menino e Atuesta oferecem mais capacidade ofensiva e de criação, combinando com a estratégia do Verdão para o Choque-Rei.

De homem a homem: veja a comparação entre os 11 titulares de Palmeiras e São Paulo

Últimas