Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Campeonato Paulista - NO REFRESH

Fernando Lázaro foi 'faz-tudo' no Corinthians antes de virar treinador

Auxiliar de Vítor Pereira em 2022, Lázaro foi efetivado pela diretoria após a saída do português

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Fernando Lázaro trabalhou em diversas áreas no Corinthians
Fernando Lázaro trabalhou em diversas áreas no Corinthians

A efetivação de Fernando Lázaro como treinador do Corinthians para a temporada de 2023, depois da saída do português Vitor Pereira para o Flamengo, pegou muita gente de surpresa. Mas não quem trabalha dentro do clube.

Desconhecido de parte da torcida alvinegra — a não ser por ser filho do ex-lateral e ídolo Zé Maria, que disputou quase 600 jogos entre as décadas de 1970 e 1980 —, Fernando Lázaro conhece tudo do Corinthians. E isso não é uma força de expressão. No Parque São Jorge desde 1999, o profissional trabalhou nas mais variadas áreas do clube antes de assumir o cargo de treinador.

Leia também

"Eu entrei em maio de 1999. Alessandro Gonçalves era um profissioanl que estava desenvolvendo o sistema de gerencimento de futebol, e ele foi construindo módulos na área de fisiologia, área de nutrição, área de treinamento, área médica... Chegou a um ponto em que o sistema estava muito grande e ele não dava conta de continuar desenvolvendo, alimentando. Foi aí que eu entrei", recordou Lázaro, que continuou:

"Isso me ajudou, pois acabei passando por todos os departamentos. Eu ia na fisioterapia, tinha que registrar procedimentos do tratamento, das lesões, e você ia aprendendo, entendendo o que era, os termos... Da rouparia, da nutrição, montar cardápio, logística de viagem. Tudo isso foi me dando um conhecimento bacana".


Dois anos depois de "fazer de tudo", Fernando Lázaro foi posto no departamento de análise de desempenho, que na época era chamado de tecnologia esportiva. O profissional passou a fazer relatórios dos treinos e dos adversários.

Fernando Lázaro deixou o Corinthians em 2016, quando foi convidado por Tite para trabalhar na seleção brasileira. O retorno ao Parque São Jorge aconteceu em janeiro de 2021, mas dessa vez como auxiliar-técnico.


SEGUNDA PASSAGEM

O profissional acabou comandando o Corinthians de forma interina em sete oportunidades — duas após a demissão de Sylvinho e cinco depois da saída de Vagner Mancini — e teve um aproveitamento de 90,4%. Foram seis vitórias e um empate, além de 19 gols marcados e 4 sofridos.


Depois da chegada do português Vitor Pereira, em fevereiro de 2022, Fernando Lázaro voltou a ser analista de desempenho e passou a conciliar o trabalho com o realizado na seleção brasileira. Ele seria o responsável por observar os adversários na Copa do Mundo no Catar.

A proposta do Corinthians, porém, mudou os planos de Fernando Lázaro, que deixou a delegação ainda em Turim, na Itália, antes da viagem para o Catar. Era uma oportunidade única para o profissional, de apenas 41 anos.

O primeiro jogo como treinador efetivo do Corinthians acontece no dia 15 de janeiro, contra o Bragantino, em Bragança Paulista, pelo Campeonato Paulista.

No adeus a Pelé, veja as imagens mais marcantes dos fãs no cortejo do Rei

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.